A secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luiza Cela, esteve em Várzea Alegre nesta sexta-feira, 08 de agosto, para participar de atividades ligadas ao fortalecimento da política cultural no município com um Café Cultural.
A visita incluiu um encontro com gestores, artistas e produtores culturais locais, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Parque Cívico São Raimundo Nonato. Na ocasião, foram discutidas ações e programas do Governo do Estado voltados para a valorização da cultura popular, preservação do patrimônio e incentivo à produção artística. Em sua fala, o prefeito Flavinho cobrou apoio da Secretaria de Cultura do Estado para apoio para construção de um centro cultural na cidade, valorizando ainda mais a história da cidade.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Flavinho, a primeira-dama Ingrid Lemos, o ex-prefeito Zé Helder, a secretária municipal de Cultura e Turismo Toinha Oliveira, entre outras autoridades.
Durante a programação, Toinha Oliveira anunciou uma série de projetos que serão realizados, incluindo: Biblioteca Itinerante, Formação em Artesanato, Atividades de pintura em argila e celebração dos 100 anos da Banda Cabaçal, além do Barracão Cultural, que contará com 38 expositores durante a Festa do Padroeiro, São Raimundo Nonato, de 21 a 31 de agosto. Também estão previstos cursos de culinária e outras ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa.
Para a secretária estadual Luiza Cela, a presença no município reforça o compromisso do Governo do Ceará com o diálogo e a descentralização das políticas culturais.
"Várzea Alegre tem uma riqueza cultural que merece ser reconhecida, fortalecida e compartilhada. Nosso papel é apoiar iniciativas que valorizem os artistas e a identidade local", destacou.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley