A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital São Raimundo Nonato anunciaram, em entrevista à Rádio Cultura FM 96.3, o plano de contingência que será executado durante a tradicional Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, que este ano celebra 170 anos de tradição. O evento, considerado de grande porte, atrai milhares de visitantes e será realizado de 21 a 31 de agosto.
A secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, informou que o planejamento envolve ações de vigilância sanitária antes, durante e após a festa, com inspeções em barracas, hotéis, pousadas e estabelecimentos alimentícios. A estrutura contará com duas tendas de atendimento - uma próxima ao Barracão Cultural e outra na área da Lagoa -, além de equipes de apoio com técnicos de enfermagem, ambulâncias e bombeiros civis.
Diferencial deste ano: pela primeira vez, haverá médico de plantão na tenda da Lagoa durante os cinco dias de festa no local (26 a 30 de agosto), permitindo resolver atendimentos de baixa e média complexidade no próprio espaço, evitando sobrecarga ao hospital.
O Hospital São Raimundo Nonato reforçará sua equipe médica e manterá a classificação de risco para priorizar casos mais graves. A direção, representada pelos diretores Dr. Carlyle Aquino Sátiro e Dr. Bruno, destacou que a integração com a rede municipal e órgãos de segurança, como Demutran e Polícia Militar, ajudará a prevenir acidentes e agilizar o atendimento.
Também está prevista para 16 de agosto uma campanha de atualização vacinal nas unidades de saúde da sede, com aplicação de vacinas e testes rápidos para Covid-19, HIV e sífilis, visando proteger a população antes do início dos festejos.
O prefeito Flavinho e o vice-prefeito Antônio Neto, destacaram que o governo municipal apoiam a iniciativa, que busca garantir segurança e qualidade nos serviços de saúde durante o evento.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação