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NOTÍCIAS

04-JAN-2017

Prefeito Zé Helder anuncia secretariado, pede redução de despesas e diz que desafio será tornar o município adimplente

#Administração POR MIGUEL MARCELO 04 DE JANEIRO DE 2017
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB) anunciou na noite desta segunda-feira, 02 de janeiro, seu secretariado. Os novos secretários tomaram posse após reunião realizada no gabinete do prefeito, que começou às 15h e terminou às 18h30min.

O prefeito explicou que na verdade os nomes dos secretários já estavam pré-definidos e que hoje houve a apresentação formal e com a primeira reunião de trabalho, já traçando metas e tomadas de decisões para o mandato.

Zé Helder disse que para escolher os secretários, pessoas que atuarão na vida pública, o critério foi que essas pessoas tenham identidade com as ações coletivas, responsabilidade e amor à causa, bem como, conhecimento técnico para o bom desenvolvimento de suas funções. Zé Helder também disse que para escolha do secretariado foram observados os critérios estabelecidos na Lei da Ficha Limpa Municipal. "Se tem uma lei municipal que determina que os cargos comissionados e secretariado deverão estar isentos de qualquer processo, por menor que seja, então eu tive essa cautela de obedecer a lei" - disse.

Reduzir despesas
O prefeito Zé Helder falou que a meta de todos prefeitos é reduzir despesas para não faltar o serviço básico para a população e de imediato deixou de nomear todos os subsecretários, e caso venha ter que nomear algum, será com rara exceção, o que já garante uma redução nestas despesas.

Também não foram nomeados secretários de Esportes, de Obra e de Cultura. Para Zé Helder essas secretarias não foram extintas ainda porque para isso teria que fazer uma reforma administrativa, mas, essas pastas estão sendo assumidas como coordenações. Essa reforma administrativa será feita em momento oportuno. "Então, através dessa redução de subsecretários e dessas secretarias, a gente faz uma boa economia para poder manter serviços básico para a população" - falou.

Zé Helder disse também, ainda com vistas à economia de despesas, que muitos cargos comissionados não serão nomeados, desde que isso não traga prejuízos para o andamento da administração. "Aquela secretaria que precisar de quatro pessoas, não vai ter dez, nem vai ter cinco, terá quatro pessoas, porque o objetivo é fazer gestão com responsabilidade diante de uma crise que hoje agrava o país, os estados e os municípios. Eu tenho que ter a responsabilidade de me preocupar de dar ao meu povo a garantia de serviços essenciais" - declarou.

Com relação à busca de resultados, Zé Helder disse que as medidas a serem tomadas de forma imediata são de redução de despesas e de aumento de receitas. "Nas medidas de redução de despesas, além da redução de cargos, teremos também a redução de aluguéis, algumas assessorias que a gente julga desnecessárias, alguns serviços que possam ser barateados como alternativas de diminuir custos, tudo isso será feito" - afirmou.

Cidade Limpa e Iluminada
Como medidas imediatas, a partir do dia 15 de janeiro, o governo vai desenvolver a campanha Cidade limpa e iluminada.""Vamos fazer um levantamento da situação em todos os bairros, iniciando pelo bairro Riachinho. Nessa campanha, nós faremos por bairros, já que a demanda por limpeza e iluminação é muito grande e não dá para fazer a cidade toda de uma vez" - disse.

O prefeito pediu a colaboração da população para manter as ruas limpas, bem como os terrenos baldios limpos. O prefeito afirmou ainda que a população será informada sobre o calendário da coleta de lixo, para que, com a colaboração da população, a cidade seja mantida limpa e bonita.

Inadimplências
O prefeito disse que tomará todas essas medidas e que o maior desafio será resolver os problemas de inadimplência do município com vários convênios, com pendências técnicas, de engenharia, jurídica, ambientais e também financeiras.

Como exemplo do tamanho desse problema, Zé Helder citou a construção da creche do bairro Juremal, na qual houve uma retenção por parte da Justiça Estadual, recebendo deste convênio recursos para quitar precatórios, e que, por falta de condições financeiras, o prefeito não conseguiu repor esse dinheiro, gerando uma pendência financeira nesse convênio de cerca de R$ 160.000,00.

Ainda de acordo com Zé Helder, existem outras pendências com o INSS. ""untando o mês de novembro que está atrasado e o mês de dezembro, que teria que ser pago tanto a folha como os encargos, soma em torno de R$ 1,2 mil, só de INSS, o que gera a impossibilidade de tirar a certidão da Previdência Social" - afirmou.

Segundo Zé Helder, há ainda pendência com o FGTS que chega próximo aos R$ 600 mil. O prefeito disse que vai trabalhar muito com a equipe para normalizar a situação do município quanto à essas inadimplências financeiras, que têm que ser pagas imediatamente para que o município possa tirar suas certidões negativas de débitos. "A maior preocupação é com essas pendências financeiras e são débitos superiores a dois milhões de reais. A gente sabe que o prefeito teve boa vontade, o secretário de Finanças Dakson Aquino teve a melhor das intenções, foi possível pagar a folha, mas não pagaram os encargos que nos dão essa inadimplência" - explicou.
O prefeito Zé Helder esclareceu ainda que se o município não entrar na condição de adimplente não há como firmar convênios, nem reiniciar as obras que estão paradas. "Eu entendo que o município precisa regularizar essa situação porque hoje, só numa viagem a Brasília, juntando com os recursos que tem alocados pelo deputado Sarto, que serão conveniados agora em 2017, já passam de sete milhões de reais, junto com uma emenda de mais de um milhão de reais conseguida pelo nosso vice-prefeito Dr. Fabrício (PV) com seus deputados. Então, rapidinho, eu colocaria aqui dentro do município, mais de dez milhões de reais de obras que viriam para fortalecer nossa economia, gerando emprego e renda que é uma das metas do nosso governo" - disse.

RELAÇÃO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE VÁRZEA ALEGRE

Chefe do Gabinete do Prefeito
Chefe: Francisco Batista de Morais Junior
E-mail: gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

Procuradoria Geral do Município
Procurador: Victor Luciano Pierre de Farias
E-mail: procuradoria@varzeaalegre.ce.gov.br

Ouvidoria Geral do Município
Ouvidora: Ellen Alves Costa
E-mail: ouvidoria@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Administração e Planejamento
Secretário: Antônio Gregório de Lima Neto
E-mail: administracao@varzeaalegre.cegov.br

Secretaria de Municipal Assistência Social, Segurança Alimentar e do Trabalho
Secretária: Laura Maria Alves de Oliveira
E-mail: assistenciasocial@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico
Secretário: Cícero Izidório Cabral
E-mail: agricultura@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Educação
Secretário: Paulo Danúbio Carvalho Costa
E-mail: educacao@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Finanças
Secretário: Emanuel Máximo de Menezes
E-mail: financas@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Infraestrutura
Secretário: Elonmarcos Cândido Correia
E-mail: seinfra@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Saúde
Secretário: Ivo de Oliveira Leal
E-mail: saude@varzeaalegre.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Secretário: José Marcílio dos Anjos Feitosa
E-mail: meioambiente@varzeaalegre.ce.gov.br

Coordenação Municipal de Esportes e Lazer
Coordenador: Cicero Sousa da Silva
E-mail: esportes@varzeaalegre.ce.gov.br

Coordenação Municipal de Cultura e Turismo
Coordenador: Raimundo Hélio Batista
E-mail: cultura@varzeaalegre.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Augusto César

 

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