Antonia Oliveira é varzealegrense, formada em Ciências Biológicas e Especializada em Educação Ambiental, ambas pela Universidade Regional do Cariri Urca. Cursou a segunda graduação em Letras Português/Inglês e Pós graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia do Estado de Roraima FATEC. Curso Técnico em Secretariado Escolar pela Demócrito Rocha. Servidora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação concurso de 2006.
Desde 2005 tem atuação no campo das políticas culturais e no desenvolvimento de ações e projetos culturais. Participou da elaboração e da coordenação de projetos importantes para a município como o Festejo Várzea Alegre Junina, o Barracão Cultural, o Natal da Paz, a Procissão do Fogaréu (Encontro de Penitentes), os projetos Agosto Cultural, Cultura em Movimento e Várzea Alegre Tem Cultura. No período de 2005 a 2023, esteve à frente da realização dos eventos que compõem o Calendário Cultural do município, a citar: O Carnaval, a Romaria à Capela Maria de Bil, os Eventos Juninos a Festa de Agosto, a Decoração Natalina da cidade, o Festival de Violeiros, a Mostra de Arte e Cultura Idelfonso Pintor, a Festa de Réveillon, participando também do resgate cultural da Cavalhada de Equipes e da Cavalgada de Várzea Alegre.
Atuou na elaboração, edição e publicação do Livro Sabores da Nossa Terra: um registro da culinária típica de Várzea Alegre e na produção e publicação dos documentários culturais: Tradições e Costumes da Semana Santa Penitentes, Caretas, Malhação do Judas e Quebra Potes; Carnaval de Várzea Alegre; História das Escolas de Samba ESURD e Império Cadenciando; Louceiras O Barro em Mãos Talentosas.
Assumiu a pasta da Secretaria de Cultura e Turismo no ano de 2019. Conduziu os processos de aplicação da Lei Aldir Blanc nos municípios de Várzea Alegre, Cedro e Farias Brito.