O Governo de Várzea Alegre mobiliza a gestão municipal de forma intersetorial para o enfrentamento ao coronavírus. Nesta terça-feira, 24, a ação planejada, segundo o prefeito Zé Helder (MDB), é voltada para os aposentados e pensionistas do INSS que começam a receber seus benefícios a partir dessa quarta-feira, 25 de março.
Zé Helder disse que os aposentados têm 10 úteis dias para receber seus benefícios, mas costumam se dirigir aos bancos nos primeiros dias de pagamento. O prefeito disse que como os idosos se enquadram no grupo de risco é necessário evitar que se aglomerem para que não sejam contaminados pelo vírus.
O prefeito conversou com os gerentes das agências bancárias e traçaram juntos planejamento para que os aposentados recebam seus benefícios diminuindo a exposição e os riscos de contaminação.
O aposentado não precisa de pressa para receber o pagamento. O dinheiro do aposentado fica disponível na conta dele por até 60 dias.
Planejamento para recebimento de aposentadorias
Quarta-feira, dia 25 de março, primeiro dia útil para pagamento de benefícios. Nesta data, todos os aposentados da zona urbana, com direito receber o pagamento, de acordo com o número do cartão, devem se dirigir ao banco;
Após a quarta-feira os aposentados da zona urbana, só devem ir aos bancos a partir do meio dia;
Na fila, os aposentados terão que obedecer a distância de ao menos 2 metros entre uma pessoa outra;
Profissionais do Corpo de Bombeiro Civil, Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, entre outros colaboradores credenciados orientarão os aposentados nas filas.
A partir de quinta-feira, 26 de março, a orientação é que os aposentados compareçam ao banco de acordo com a data do seu pagamento. No período da manhã a prioridade é para os aposentados da zona rural. No período da tarde, devem ir ao banco os aposentados da zona urbana;
Os aposentados da zona rural não podem se aglomerar e por isso no transcurso até a cidade devem evitar andar de ônibus ou em carros de linha;
O apoio aos aposentados será dado durante o período necessário para evitar a propagação do coronavírus.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César