Pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, divulgado no início da noite desta quarta-feira, 25 de março, Várzea Alegre continua sem registros de casos de coronavírus confirmados.
A informação foi confirmada pelo prefeito Zé Helder (MDB) e pelo secretário de Saúde, Ivo Leal, no início da noite de hoje em vídeo publicado nas redes sociais.
O município conta com dois casos suspeitos e já encaminhados para exames no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública. O primeiro caso, de um jovem de 22 anos, foi identificado como suspeito no dia 18 de março e o segundo, o de uma mulher, no dia 24 de março.
Crescimento lento
Zé Helder avaliou os números do coronavírus no estado, que tem 211 pessoas contaminadas. Fortaleza concentra 196 casos e é o epicentro da doença no Ceará. Só hoje foram confirmados 26 novos casos em todo o estado. Entre terça e quarta, o crescimento foi de 14%.
O prefeito acredita que as medidas tomadas pela gestão Camilo Santana, impostas por decreto com a implantação de quarentena, vem dando resultados e a curva de crescimento do coronavírus está nas expectativas das autoridades de saúde.
Zé Helder voltou a incentivar a população a manter o isolamento social, ficando em casa, classificando a medida como fundamental para os resultados de controle da expansão do coronavírus.
Campanha contra gripe
O prefeito informou que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, foi adiada no município para a partir de 1º de abril. No Brasil, a campanha teve início na segunda-feira, 23 de março.
Zé Helder disse que a prioridade é vacinar primeiro os idosos a partir dos 60 anos de idade. Os idosos a partir de 80 anos de idade serão vacinados em suas casas.
Segundo Zé Helder, as estratégias foram montadas para evitar aglomeração e possíveis contaminações de idosos pelo coronavírus. Os idosos fazem parte do grupo de risco para a covid-19.
O município foi dividido em áreas e microáreas de saúde para garantir a eficiência da cobertura vacinal com atenção especial das equipes do Programa Saúde da Família - PSF.
Dengue
O prefeito alertou a população para combater a dengue. Segundo ele, a Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes de Endemias, identificou foco positivo para aedes aegypti na cidade.
Ele pediu que a população faça as ações preventivas à dengue, verificando os locais com água parada, os quintais, terrenos baldios, entre outras medidas essenciais para impedir a proliferação da dengue.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo