Segundo a Secretaria de Saúde do Município, todos os postos de saúde foram abertos para atender a população, com prioridade para os idosos.
Fábia Moreno, que coordena a rede de frios da Secretaria de Saúde, informou que a campanha será desenvolvida em três etapas: Na primeira etapa, de hoje até 15 de abril, serão atendidos os grupos de idosos acima de 60 anos de idade e de trabalhadores da saúde; a segunda etapa, de 16 de abril a 08 de maio, atenderá aos professores, bombeiros, doentes crônicos e pessoas em condições clínicas especiais; na terceira etapa, de 19 a 22 de maio, serão atendidas as gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores 6 anos de idade, a população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 29 anos de idade que estejam sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Estes últimos, enquadrados na faixa etária de 55 a 59 anos, para tomarem a vacina devem apresentar documentos que comprovem a idade.
Fábia Moreno destacou que devido ao momento crítico por conta do coronavírus, na campanha da gripe deste ano houve um planejamento diferenciado. "Teve mais organização para que nossa campanha seja mais segura nesse período. Todas as equipes planejaram para evitar aglomeração", disse.
Fábia Moreno pediu às pessoas que respeitem o distanciamento de 2 metros entre pessoas nas filas nos locais de vacinação.
Mais de 60 anos
As pessoas com mais de 60 anos de idade e com condições de locomoção serão vacinadas nos locais estabelecidos pelas equipes de saúde, como escolas e praças. Eles serão atendidos em suas microáreas de saúde.
Hoje teve atendimento no posto de saúde do Riachinho. Na quinta-feira, 2, serão atendidos os idosos da Serrinha, mas haverá atendimento também no posto do Riachinho.
A equipe do Centro de Atenção Integrado à Saúde - Cais, atendeu hoje e amanhã prosseguirá com o atendimento na Escola Figueiredo Correia. Na sexta-feira, 3, haverá atendimento drive thru. No Juremal, o atendimento será no posto de saúde da área e por microáreas.
Na Varjota, além do atendimento no posto de saúde, uma enfermeira atenderá a pessoas acamadas e acima de 80 anos, em domicílio.
No bairro Sanharol, hoje o atendimento foi no posto de saúde, segue amanhã no mesmo local, na sexta será atendimento para Serrote e Boa Vista.
No bairro Patos, a vacinação será no posto de saúde e na próxima semana, o atendimento domiciliar.
Praça Santo Antônio e Betânia, a população recebeu atendimento hoje no posto de saúde da praça. Também hoje teve atendimento na pracinha dos Grossos e outra equipe fez vacinação para acamados e pessoas acima de 80 anos de idade do bairro.
Fábia Moreno reforçou que a vacina da gripe não tem efeitos sobre o coronavírus.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira