As aulas em Várzea Alegre estavam previstas para voltar no dia 04 de maio, mas com o avanço da Covid-19 no Ceará e a prorrogação do decreto do Governo do Estado nesta terça-feira, 05, orientando para o isolamento social, a Secretaria de Educação do município lançou o plano "B".
Nesse plano, segundo o secretário de Educação da cidade, Antônio Fernandes, os profissionais de educação terão férias antecipadas e uma possível volta às atividades em junho, caso não haja a necessidade de prorrogação por mais uma vez do decreto.
A estratégia para não deixar os estudantes ociosos nesse período é realizar aulas virtuais com grupos de professores e por áreas do conhecimento, como língua português e matemática, por exemplo. Essas aulas estarão disponíveis para os estudantes interessados na página da Secretaria de Educação.
Para Antônio Fernandes, a figura do professor em sala de aula é essencial para o desenvolvimento da educação do aluno. Sendo assim, essas aulas online, elas servirão para atender àqueles estudantes que tenham interesse nos conteúdos e que mais na frente, quando as aulas voltarem, poderão auxiliar aos demais em suas dúvidas nas diversas área do conhecimento.
O Secretário disse que há a flexibilização das 800 horas de aula exigidas pela a Educação e que, no caso, ainda tem tempo para esperar o retorno das atividades com a presença do professor em sala da aula. De acordo com ele, mesmo se a volta às aulas presenciais acontecer em agosto, dará para repor a carga horária exigida no momento.
As aulas virtuais num primeiro momento funcionarão como um ensaio e caso não seja possível o retorno, serão implementadas as aulas virtuais a partir de junho, porém essas aulas não serão registradas para a carga horária.
As aulas virtuais contarão com atividades e os professores avaliarão o desempenho dos alunos. As aulas serão para toda a rede de educação.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação