Atuando intensivamente contra o novo coronavírus, o Governo de Várzea Alegre, na noite de domingo, 10, realizou a desinfecção de algumas ruas e calçadas do centro da cidade, consideradas mais movimentadas.
A lavagem desses locais foi feita com uma mistura de água é cloro, com utilização de um carro-pipa.
Além do secretário de Saúde, Ivo Leal, participaram da ação o prefeito Zé Helder (MDB), Elonmarcos Correia - secretário de Infraestrutura; Cícero Izidório - secretário de Desenvolvimento Agrário; Defesa Civil Municipal; e Agentes de Endemias.
O prefeito Zé Helder explicou que a desinfecção das ruas abre espaço para mais uma ação contra a covid-19, a partir desta segunda-feira, 11, que é a borrifação desses locais com cloreto de Benzalcônio (composto do Quaternários de Amônia), indicado contra o novo coronavírus nessas áreas de circulação. Segundo, Ivo Leal, essa mistura é recomendada por protocolos de saúde contra a covid-19.
O prefeito disse que a borrifação será feita nas ruas do centro da cidade e outras vias públicas, inclusive nas ruas onde há casos confirmados da doença.
O prefeito comentou as ações: "Estamos chegando ao final do segundo mês do isolamento social, com cautela e ações preventivas, procurando conviver com essa situação e combater de forma eficiente o coronavírus, protegendo nossa população", disse.
Zé Helder pontuou a importância do acompanhamento que vem sendo feito pela secretaria de Saúde, pelo Hospital São Raimundo, e por todo o governo municipal que funciona de forma integrada contra a pandemia.
Ele destacou que Várzea Alegre tem tido muitos casos de pessoas que são acometidas da doença, mas que conseguem se recuperar. O prefeito lamentou o registro de um óbito na cidade (o óbito foi de uma senhora de 88 anos de idade, registrado em 03 de maio), e reforçou que todas as medidas, inclusive de isolamento social, devem ser intensificadas para superar esse momento difícil.
Zé Helder disse que além da preocupação com o coronavírus, a Prefeitura desempenha tarefas contra a dengue e será feita ação com borrifação contra o aedes aegypti.
Mai um caso
Na noite dessa segunda-feira, foi divulgado mais um Boletim Epidemiológico. Várzea Alegre registra 11 casos confirmados da covid-19 - até ontem eram 10 casos; 65 pessoas estão em isolamento domiciliar; 2 pessoas estão em isolamento hospitalar; 10 casos seguem em investigação; e 21 casos foram descartados. De acordo com o boletim, 7 pessoas estão curadas da doença; 3 pessoas estão em tratamento e a cidade continua com um óbito, quando em 03 maio faleceu uma senhora de 88 anos de idade com diagnóstico positivo para o novo coronavírus.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação