A Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e do Trabalho de Várzea Alegre, realizou na sexta-feira, dia 15 de maio, Sede Urbana e na segunda-feira, dia 18, nos distritos e Sede Rural a entrega do vales-gás social para as famílias contempladas no primeiro lote liberado pelo Governo do Estado.
Foram dez localidades da Sede Urbana visitadas pela equipe da secretaria para a distribuição dos vales-gás social e os distritos.
Do total de 739 pessoas aptas ao benefício neste primeiro lote, 397 famílias da Sede Urbana receberam os vales-gás social e 28 famílias não compareceram para receber o benefício.
De acordo com Laura Maria - secretária de Assistência Social, 342 famílias receberam os vales-gás nos distritos os beneficiários da Sede Rural foram atendidos no CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, nesta segunda-feira (18). Um total de 45 famílias não compareceu.
Essas pessoas que estão na lista e ainda não compareceram podem receber o vale-gás. Para isso, deverão se dirigir ao CSU, entre às 07h e 12h para pegarem o ticket. Essa procura está liberada desde a terça-feira, dia 19.
Laura Maria avaliou o processo de entrega do vale-gás social como tranquilo. "A equipe da pasta fez com que as pessoas respeitassem o distanciamento mínimo entre elas, com uso de álcool em gel e máscaras, evitando aglomeração e a contaminação por coronavírus", disse.
A secretária afirmou que aguarda a liberação, por parte do Governo do Estado, do segundo lote para convocar as famílias para a entrega.
Em Várzea Alegre, o Vale-Gás Social beneficia 2.217 famílias. Esse um programa do Governo do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Prefeitura de Várzea Alegre, que garante recarga do botijão 13 quilos. É uma política pública de amparo às famílias em condições sociais e econômicas agravadas pela pandemia do coronavírus que se enquadram por meio dos seguintes critérios: Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; Famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34 (para o cálculo dessa per capita considera-se a inclusão do valor do BF); e Famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Programa Superação.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira