Diante dos números crescentes de casos de contaminação advindas da pandemia ocasionada pelo Coronavírus (Covid-19) no Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), propôs aos municípios cearenses a elaboração do Plano de Contingência Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo é reduzir a disseminação do vírus e preservar a saúde da população.
A iniciativa surgiu durante reunião virtual, promovida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), realizada no dia 30 de abril de 2020, com superintendentes e secretários executivos dos consórcios públicos do estado, representantes municipais responsáveis pela pasta de Resíduos Sólidos e secretaria de Planejamento e Gestão Interna da SEMA. "A proposta dará aos municípios condições de traçarem estratégias de prevenção e controle para conter o avanço da doença decorrente do manejo dos resíduos sólidos em meio à pandemia", disse J. Marcílio - secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre.
Dos 124 municípios cearenses 70 aderiram ao plano sendo Várzea Alegre um dos 70 que foram aprovados pelo o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).
Várzea Alegre tem como representantes na equipe técnica do Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul o Secretário Municipal de Meio Ambiente José Marcilio dos Anjos Feitosa e Helena Fernandes Vilar - assistente executiva da secretaria. "Um dos aspectos positivos dessa iniciativa, foi a adesão dos municípios, observada pelos números alcançados, o que demonstra o sentimento de parceria que a SEMA mantém com todos os municípios do estado, no sentido de apoiar as ações que visam uma gestão de resíduos sólidos mais qualificada e a proteção ao meio ambiente", destacou Helena.
Para André Wirtzbiki - superintendente do Consórcio Sertão Centro Sul, "em um momento atípico e de inúmeras incertezas, a elaboração dos planos de contingências dos municípios mostrou a responsabilidade de cada gestor no tocante ao cumprimento da política estadual de resíduos sólidos. Agora a hora é de pôr em prática e juntos vencermos essa pandemia, vamos cumprir com nossa parte, juntos somos mais fortes".
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, é o presidente do consórcio da região. Para ele, assumir esse compromisso com o Estado credencia o município no desenvolvimento de políticas públicas de preservação do meio ambiente e de cuidados para com a saúde das pessoas.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação