Com decisões que objetivam assertividade para monitoramento da covid-19, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez recente aquisição de 1000 testes rápidos para testar à população.
Os testes chegaram e já estão à disposição das autoridades de saúde do município.
Segundo o secretário de Saúde, Ivo Leal, com a chegada desses 1000 testes, aumenta para 1600 a quantidade testes para verificação de contágio da população pelo novo coronavírus. "A Secretaria de Saúde realizou um planejamento para aquisição de testes rápidos e recentemente nós conseguimos 1000 testes que serão ofertados à população obedecendo aos critérios é parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde", disse Ivo Leal.
Para Ivo Leal, ampliar a testagem aumenta as chances de controle da doença, tratando das pessoas que testam positivo, evitando que elas contaminem outras pessoas. "Esses 1000 testes adquiridos, a gente pretende atender ao maior número de pessoas, tanto os infectadas que deram positivo para o teste como seus possíveis contactantes, além disso o Estado continua fazendo a dispensação de testes rápidos para os municípios e recentemente nós recebemos 600 testes, então hoje o município de Várzea Alegre tem 1600 testes que serão ofertados à população mediante os critérios e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde", destacou o secretário.
O prefeito Zé Helder defende ampliar a testagem. Para ele, dessa maneira é possível identificar maior número de pessoas com o vírus, aplicar medidas de distanciamento e de isolamento, freando o avanço da covid-19.
Segundo Ivo Leal, a empresa CRMED Produtos e Serviços Hospitalares Eireli, de Fortaleza, foi a fornecedora dos testes. O Município fez investimento de R$ 145.000,00 na compra desses testes com recursos do Fundo Municipal de Saúde.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo