Na tarde desta quinta-feira, 25, o Gabinete de Gestão de Crise e Enfrentamento à Covid-19 de Várzea Alegre realizou reunião remota com seus membros.
O principal ponto de discussão foi a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE para que o Governo de Várzea Alegre revogue o Decreto Municipal nº 150/2020 que trata sobre a flexibilização da reabertura do comércio do município.
Uma análise feita pela Procuradoria Geral Município sobre a recomendação do MP teria sido a agravante situação por conta do avanço dos casos da Covid-19 na macrorregião - Cariri e Centro Sul, da qual Várzea Alegre faz parte.
Nessa região as cidades de Iguatu e Juazeiro do Norte tiveram que adotar medidas mais rígidas para evitar o crescimento descontrolado da doença. Segundo os participantes da reunião, o MP para recomendar a suspenção do decreto de flexibilização, pode ter enxergado que essa seria uma situação fora da realidade para a região.
Para o prefeito Zé Helder, Várzea Alegre vem fazendo o que chamou de "dever de casa", desde o dia 20 de março, tomando todas as medidas necessárias para frear o crescimento da doença.
Zé Helder citou medidas que a Secretaria de Saúde colocou em prática como a implantação de equipe volante, desinfecção de locais públicos e das ruas centrais da cidade, ampliação de leitos no Hospital São Raimundo Nonato para atender pacientes acometidos pela doença e por último, um período de 10 dias de medidas mais duras com barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade, bloqueio das ruas do centro comercial da cidade e aumento da testagem da população.
Segundo Zé Helder, com a implantação de todas essas medidas, avaliar resultados e após ouvir o gabinete e autoridades de saúde, foi que o Governo Municipal decidiu por uma reabertura gradativa do comércio, iniciando com uma fase de transição e ficando claro que seria uma fase experimental, mas caso não desse certo, recuaria com a flexibilização.
Segundo o prefeito, mesmo diante de todas as medidas adotadas até o momento, o governo de Várzea Alegre e o gabinete de crise, decidiram acatar as recomendações do MP e realizar uma reavaliação do decreto de reabertura.
O prefeito entende que se Várzea Alegre mantém a situação sob controle, mas na região os casos avançam, é necessário colaborar para que a situação na região encontre sua condição de controle, tendo em vista que o município tem como referências de saúde as principais cidades da região, como é caso de Juazeiro do Norte.
Nesta sexta-feira, 26, Zé Helder debaterá com gestores da macrorregião do Cariri, condições de isolamento social e reabertura da atividade econômica. Após essa reunião, que ocorrerá pela manhã, o Governo Municipal voltará a se reunir com o gabinete de crise para tomar outras decisões relativas a Várzea Alegre.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César