Reunião sobre gerenciamento das águas do açude Olho D'Água foi acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre.
A Comissão Gestora do Açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D'Água) se reuniu na manhã de terça feira, 07 de junho, para definir a alocação das águas do reservatório para o segundo semestre de 2020.
Representaram o Governo de Várzea Alegre na reunião, a secretaria de Desenvolvimento Agrário com as presenças do secretário Cícero Izidório e do agente a administrativo, Tarcísio Simeão.
Em razão do isolamento social e dos decretos dos governos por causa do covid19 a reunião foi realizada virtualmente e contou com o quórum exigido para tomada de decisões.
Coordenada pela COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, foi socializada a situação hídrica da Bacia do Salgado, e em especial, a do açude Olho D'Água, que atualmente se encontra com 55,35% de sua capacidade total, o dobro da água armazenada no ano passado nesse mesmo período. Açude tem capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos de água.
A comissão definiu que o açude será operacionalizado com vazão de 86 L/S, (oitenta e seis litros de água por segundo) e chegará ao dia 31 de dezembro de 2020 com 39,2% da sua capacidade. "Essa vazão corresponde ao usa da CAGECE e da perenizarão do Riacho do Machado, lembrando que a parte da perenizarão do riacho só será feita se surgir demanda pela comunidade e se aprovada novamente na comissão gestora", explicou Izidório.
O açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D'Água), teve sua construção iniciada no ano de 1993, na gestão de então prefeito Dr. Pedro Sátiro, pelo 3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção, de Picos - Piauí. A ordem de serviço foi assinada pelo governador da época, Ciro Ferreira Gomes. Em 1998, no dia 30 de junho, um ano após o encerramento da gestão de Dr. Pedro Sátiro, o açude foi inaugurado pelo governador Tasso Jereissati e pelo então prefeito João Eufrásio Nogueira.
O reservatório foi construído com o objetivo de garantir o abastecimento do açude e por essa razão também foi instalada uma adutora.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação