A Prefeitura de Várzea Alegre começou a pagar nesta quarta-feira, 15 de julho de 2020, a primeira parcela do 13º Salário de todos os servidores do município.
O pagamento é antecipado. Nos anos anteriores, este pagamento era feito em agosto, mês que transcorre as festividades religiosas e sociais do padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato.
O prefeito Zé Helder (MDB), anunciou que o pagamento antecipado dos 50% do 13º movimentará a economia do município e garante maior suporte na renda das famílias varzealegrenses neste difícil momento da pandemia do novo coronavírus.
Com a primeira parcela do 13º Salário, a Prefeitura investe R$ 1.491.602,70 para um total de 1879 servidores. "Este ano, em função da pandemia, nós não teremos aquela tradicional Festa de São Raimundo, a tradicional Festa de Agosto. Aí a gente resolveu, como o dinheiro já estava disponível, fazer esse pagamento logo agora no mês de julho. Então, essa antecipação é uma decisão administrativa e a gente sabe do merecimento de cada um dos servidores. Hoje, cada um dos profissionais que trabalha nas diversas secretarias do Município terão a oportunidade de sacar os seus 50% do 13º", disse.
O prefeito destacou o compromisso da gestão municipal com os servidores, que desde 2017, não atrasou os salários deles. Houve investimentos em obras, manutenção de serviços em todos os setores e a prioridade da gestão foi pagar em dia os salários dos servidores. "Se cada um dos servidores observar, desde 2017, nós nunca atrasamos um dia de pagamento dos seus salários, e se mudou algum dia de pagamento, foi para antecipação", disse.
Zé Helder destacou que pretende manter em dia os salários dos servidores municipais até o fim do mandato neste ano de 2020. "Não havia o hábito dos prefeitos antecipar esse pagamento de 50% do 13º Salário. Foi em 2017 que tomamos essa decisão administrativa, valorizando o servidor. Graças a Deus a gente vai encerrar o mandato, e se Deus quiser, pagando as folhas em dia", disse ele.
O prefeito destacou também que valorizando os servidores, o Governo Municipal pagará aos profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19, a insalubridade de 40% sobre seus salários como forma de incentivo. "Também dizer que, valorizando os servidores, principalmente nesse caso da saúde, nós também criamos um incentivo, né, que vai contemplar servidores da Saúde para no mínimo receber 40% insalubridade, né, em forma de incentivo, naturalmente àqueles que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e esse projeto ele vai dar esse direito até o final do ano", falou o prefeito.
O prefeito falou ainda que mantém firme o compromisso da gestão no combate ao novo coronavírus e pediu a população para continuar com as medidas de distanciamento social e de cuidados com a higiene para evitar a propagação da doença.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira