Neste ano, no dia 10 de outubro, Várzea Alegre completa 150 anos de emancipação política. O Governo Municipal desenvolve uma série de atividades para comemorar a data, obedecendo orientações de saúde para proteger a população da Covid-19.
Uma iniciativa criativa vem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A equipe liderada pelo secretário J. Marcílio, lançou o projeto ''Árvore Dá Vida''.
O projeto faz campanha pela arborização dos espaços de convivência pública, atrelando a isto à natalidade pelos meses que se seguem neste ano de 2020.
A ideia central é plantar 150 árvores dando a elas os nomes de 150 crianças que nascerem entre agosto e outubro deste ano. Serão confeccionadas placas alusivas ao nascimento da criança. Essas placas serão entregues à família na data do nascimento da criança, correspondendo ao plantio da árvore. "Para cada criança nascida, será plantada uma muda de árvore em um espaço público da cidade, o mais próximo possível da casa da criança. Será entregue uma placa alusiva ao nascimento da criança à família", destaca o projeto.
As árvores que serão plantadas são de ipê. A escolha da árvore foi motivada por razões estéticas, bem como pela praticidade e espaço ocupado pelas árvores em estágio de maturação do crescimento.
A primeira fase prática do projeto será a de mobilização e inscrição das mães. As fichas de inscrições serão encaminhadas às mães por meio dos Agentes de Saúde.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, o projeto terá parceria com outras secretarias do governo, da iniciativa privada e da comunidade.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação