Em Várzea Alegre, 18 pessoas que trabalham com materiais recicláveis receberam nesta segunda-feira, 30, o Auxílio-Catador, benefício implantado pelo Governo do Estado, que paga ¼ do salário mínimo (R$ 261,25) para esses trabalhadores.
Segundo informações do secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, foram pagos nesta segunda, os meses de setembro e outubro. Ainda foram entregues os cartões para aqueles que ainda não os receberam.
O programa foi implantado de forma emergencial para combater os impactos econômicos provocados pela Covid-19, mas deverá ser tornar política permanente.
Para firmar a permanência do benefício o governador Camilo Santana enviou proposta para avaliação e aprovação pela Assembleia Legislativa.
O auxílio beneficiará de forma direta 1.342 catadores e catadoras de materiais recicláveis de 48 associações em 41 municípios do Ceará.
Neste município os 18 beneficiários integram a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, presidida por Francisco Edson da Silva.
O prefeito Zé Helder destacou que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, presta apoio na organização da ASCAMARVA e elogiou a iniciativa do governador que torna permanente o Auxílio-Catador.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação