O Governo de Várzea Alegre avança com as obras de calçamento da ladeira da Serra do Gravié, melhorando as condições de acesso ao local onde estão instaladas a Capela de Maria de Bil e a Estátua do Cristo Ressuscitado, distante 3km da cidade.
Nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), foi ao local acompanhar a execução dos serviços com Flávio Coutinho, representante da empresa FF Empreendimentos e Serviços LTDA, responsável pela construção do calçamento.
O calçamento da ladeira inicia um pouco antes da capela de Maria de Bil, porque existe um projeto da Prefeitura para urbanizar aquela área, que tem potencial turístico-religioso.
Zé Helder explicou que serão investidos naquele trecho R$ 250.000,00, verba do Ministério do Turismo, para construção de 2.800 metros quadrados, correspondentes a 560 metros lineares com 5 metros de largura de calçamento em pedra tosca, garantindo melhor acessibilidade ao ponto mais elevado da Serra do Gravié. "Nós estamos melhorando o acesso à Serra do Gravié, que é um ponto de referência religiosa e turística de nossa cidade com as romarias à Capela de Maria de Bil e visitas ao Cristo Ressuscitado, e mais adiante vamos desenvolver um projeto maior que visa urbanizar a área", disse.
A Verba é resultado de uma emenda conseguida pela ex-vereadora Professora Dedê, através do deputado federal Chico Lopes na época.
Maria de Bil é uma Santa Popular e se tornou vulto sagrado quando foi brutalmente assassinada pelo esposo, Bil, em 11 de março de 1926. Em 20 de fevereiro de 1957, o casal José Alves de Oliveira (Zé Pretinho) e Maria Luiza do Carmo, ergueram uma capela dedicada a ela, que se tornou alvo de romarias.
Desde 2005, no último domingo do mês de março, a população faz romaria à Serra do Gravié, revisitando o local do martírio de Maria e rezando na capela.
Em 30 de março de 2014, a capela de Maria de Bil, ganhou a companhia de uma estátua do Cristo Ressuscitado.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César