O Governo de Várzea Alegre informou na noite desta quarta-feira, 10, que o Governo do Estado do Ceará publicou novo decreto, o de número 33 928, estabelecendo novas medidas de prevenção à disseminação da Covid19 no período de Carnaval.
Pelo novo decreto, que leva em consideração o aumento de casos de Covid19 observados nas últimas semanas com indicadores preocupantes, e que, segundo os especialistas, para evitar o indesejável risco de colapso do sistema de saúde, no período de 12 a 17 de fevereiro, medidas mais restritivas e preventivas precisam ser adotadas contra a pandemia, procurando conter o avanço do contágio.
O período de proximidade e do Carnaval, segundo o decreto, tem tendência maior de aglomeração e que se medidas não forem tomadas pode comprometer o trabalho até aqui realizado no enfrentamento à pandemia.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), vem acompanhando os decretos do Governo do Estado e disse que serão adotadas todas as medidas orientadas pelo governador Camilo Santana.
Entre as medidas restritivas consideradas mais rígidas, o novo decreto estabelece proibição de quaisquer festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em qualquer ambiente, aberto ou fechado, público ou privado, seja de quem for a iniciativa. Também suspende o transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, excetuado o transporte no âmbito metropolitano.
O Controlador Geral do Município, Dr. Batista Jr, destacou as medidas mais rígidas do Governo do Estado, evidenciando entre elas, a proibição de todo e qualquer evento e a suspensão do transporte intermunicipal, seja o transporte entre os municípios do estado do Ceará, seja transporte de passageiros, transporte individual ou coletivo ou transporte regular.
Dr. Batista afirmou que há algumas exceções em relação as proibições na circulação de ônibus entre as cidades. É o caso de justificar, por exemplo, a necessidade de deslocamento das pessoas para os seus respectivos trabalhos.
Segundo Dr. Batista Jr, o rigor das fiscalizações será maior para cidades de tradição no Carnaval. Esse caso se aplica a Várzea Alegre que realiza um dos maiores eventos carnavalescos do Ceará.
Dr. Batista Jr. lembrou que os municípios estão proibidos de decretar ponto facultativo e afirmou que o Governo do Ceará tem incentivado as empresas a funcionar nesse período de Carnaval. "Portanto, ele pede para que essas cidades que têm mais tradição, seja ainda mais rigorosa, sugerindo que todas elas façam barreiras sanitárias, impedindo qualquer manifestação na entrada e bem como no seu interior, com uma fiscalização mais intensa", destacou.
O cumprimento do Decreto Estadual terá fiscalização dos órgãos de saúde, de trânsito e de segurança, neste terceiro ponto, com atuação intensa por parte da Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação