O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou na manhã desta quarta-feira, 03, em seu gabinete, na Prefeitura, Protocolo de Intenções de Adesão ao Consórcio Público que está em criação pela FNP - Frente Nacional de Prefeitos.
O principal objetivo de consórcio é legitimar a aquisição de vacinas para enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Segundo o prefeito Zé Helder, a aquisição via consórcio será possível, caso a União não cumpra com as metas determinadas no Plano Nacional de Imunização. "Faremos tudo na tentativa de minimizar todos os efeitos do Coronavírus", disse.
Zé Helder destacou que essa é uma alternativa e não significa que ao entrar no consórcio o município possa comprar vacinas neste mês ou no próximo. Segundo Helder, a burocracia é grande e toda vacina adquirida no Brasil, deve ser repassada ao Ministério da Saúde.
Ele falou ainda que cabe aos municípios a vacinação. A aquisição e distribuição está com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
Segundo o Prefeito, a preocupação é que, falhando o Plano Nacional de Vacinação, os municípios e os estados estejam amparados legalmente para comprar vacinas.
Ele lamentou que a União não se planejou para comprar vacina e disse que por essa razão, países com menos condições do que o Brasil, estão com melhor índice de vacinação contra a doença.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César