A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, está vacinando neste sábado, 06 de março, profissionais de saúde da rede privada com aplicação da CoronaVac contra a Covid-19. O atendimento é no CAIS - Centro de Assistência Integral à Saúde Dr. José Iran Costa.
Segundo Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, são cerca de 100 profissionais que atuam na saúde privada que estão sendo vacinados. Ele destacou quem é o público que pode receber a vacina neste primeiro momento. "São aqueles profissionais com registro no Conselho de Classe, residente em Várzea Alegre e que prestam assistência à saúde da população, seja em clínica, consultório ou farmácia", disse.
Os profissionais que atuam no setor de apoio da rede privada de saúde, deverão ser vacinados num segundo momento, assim como aconteceu com a vacinação dos trabalhadores da rede pública de saúde.
Quanto à vacinação, num novo entendimento com área de Saúde do Estado do Ceará, a vacinação dos profissionais de saúde deve ser intensificada com as doses da vacina CoronaVac disponíveis, sendo que, a sobra dessas vacinas será destinada para a vacinação dos idosos, ampliando também a oferta de imunizantes para os idosos, que vinham tendo a prioridade da vacina Oxford/AstraZenaca.
Ivo Leal fez um levantamento que após um ano da pandemia, cerca de 4% da população foi infectada, isto representa algo em torno de 1600 pessoas. Foram vacinados até o presente 1500 pessoas, correspondendo também aos cerca de 4% da população estimada de Várzea Alegre que é de 40.903 habitantes. Ele avalia que o trabalho tem dado resultado. "Quase 4% da população já foi acometido pela Covid-19, e dizer que a gente trabalhou incansavelmente nas ações de prevenção e proteção. Continuamos trabalhando. A equipe Covid está no Santa Maria para atender a qualquer pessoa que tenha sintomas respiratórios. Temos testes e um médico, enfermeiro para prestar toda assistência aos pacientes que precisam de hospitalização. Aí iniciamos a vacina no dia 20 de janeiro. Nesses 45 dias, dessas cerca de 1600 pessoas contaminadas, nós já vacinamos o corresponde também às quase 4% da população", disse.
Entre CoronaVac e Oxford/AstraZenaca, Várzea Alegre já recebeu 2.826 doses da vacina, com 1.485 pessoas já vacinadas.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Thiara Ketlle