O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), comandou nesta manhã de quarta-feira, 10, mais uma reunião virtual com vistas à adoção de medidas para tentar barrar o crescimento do contágio da Covid-19 no município.
O Governo do Estado do Ceará, por meio do governador Camilo Santana (PT) e do secretário de Saúde, Dr. Carlos Roberto (Dr. Cabeto), cobram dos municípios adesão ao lockdown como medida mais rígida para frear a doença.
Na tarde de ontem, em reunião ampliada, com a participação de mais de 30 municípios da macrorregião do Cariri, a maioria dos municípios optou por adiar até sexta-feira, 12, posicionamento sobre adesão ou não ao lockdown. Segundo Zé Helder, essa decisão foi tomada para que os municípios avaliem os números da doença, mas também cobrem apoio do Governo do Ceará, para que, em caso de lockdown, haja condições de fiscalização do cumprimento do decreto.
Nas cidades menores, caso de Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, por exemplo, o efetivo policial é pequeno para atender as ocorrências do dia a dia e fiscalizar o cumprimento dos decretos.
Na avaliação dos participantes da reunião, em toda a pandemia, nunca a situação esteve tão grave e diante da realidade novas medidas, ainda mais restritivas, precisam ser tomadas como um Lockdown.
Zé Helder disse que a reunião desta quarta foi para buscar entendimento e ideias que serão levadas à reunião com os prefeitos da região na sexta. Os participantes sugeriram intensificação da fiscalização, utilização de equipes da Vigilância Sanitária, Demutran, polícias e regras claras para que todos entendam que o momento de enfretamento à Covid-19 é um dos mais difíceis desde o surgimento da doença em 2020.
Para enfatizar a grave realidade, o prefeito informou que nesta quarta-feira, Várzea Alegre possui dois pacientes que precisam ser transferidos para UTI, no entanto não há leitos disponíveis na rede de saúde da região.
O secretário de Saúde, Ivo Leal, alertou que não tem leito para atendimento em UTI nem mesmo pagando. "Mesmo se quisesse pagar particular não encontraríamos UTI na região" - reforçou o secretário de Saúde.
Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura, com a secretaria de Saúde e área de comunicação do Governo Municipal, deve iniciar campanha de conscientização da população, alertando sobre a realidade da região sem condições de atendimento de pacientes com Covid-19, orientando medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social.
Participaram da reunião o Prefeito Municipal - Zé Helder; o Presidente da Câmara de Vereadores - Alan Salviano; os vereadores - Otoniel Júnior e Valdilene Bitu; o Comandante da PM Várzea Alegre - Capitão Joseliano Oliveira; a Presidente da CDL Várzea Alegre - Maria José Cavalcante; o Secretário de Saúde - Ivo Leal; a Procuradora Geral - Ellen Costa; o Secretário de Administração e Planejamento - Emanuel Máximo; a Secretária de Assistência Social - Syene Cavalcante; o Secretário de Infraestrutura - Elonmarcos Cândido; o Secretário de Finanças - Antônio Gregório; o Secretário de Meio Ambiente - J. Marcilio; a Secretária de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer - Antônia Pereira; o Controlador Geral - Dr. Batista Junior; e o Subsecretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico - Cícero Izidório.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação