O Governo de Várzea Alegre, com a Secretaria Municipal de Saúde, segue acelerando a vacinação contra a Covid-19.
Segundo informou o secretário de Saúde, Ivo Leal, até sábado, 13 de março, foram vacinadas 1722 pessoas dos grupos prioritários, em atendimento à metodologia de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará - SESA.
Entre os grupos prioritários está os profissionais de saúde da rede pública e privada. Na semana passada a vacinação se estendeu aos profissionais que trabalham em clínicas, consultórios e farmácias nos serviços burocráticos e de apoio, como recepcionistas, por exemplo. Para tomar a vacina, esses profissionais ou estão registrados nos órgãos de classe ou apresentaram documento comprovando o trabalho na área da saúde.
Somando os profissionais da rede pública e privada, foram vacinados até sábado, 713 trabalhadores da saúde. Eles estão sendo vacinados com a CoronaVac e já tem a garantia da segunda dose do imunizante. Dos profissionais de saúde, 482 já receberam a segunda dose da vacina.
As doses que sobraram da CoronaVac, segundo Ivo Leal, serão ministradas para o público de idosos acima de 75 anos de idade a partir da próxima semana. O público de 85 a 89 anos praticamente já foi vacinado, faltando poucas pessoas que ainda não receberam a vacina. Agora o público a ser vacinado é de 80 a 84 anos. Toda a população de idosos acima de 80 anos deverá ser vacinada esta semana, segundo Ivo Leal. A primeira fase da vacinação será concluída com a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde. A previsão é fechar esse ciclo até 30 de março.
Os idosos são vacinados com a vacina Oxford/AstraZeneca, mas a partir deste momento, as vacinas restantes da CoronaVac serão direcionadas para esse grupo prioritário.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação