A Secretaria de Educação de Várzea Alegre fez a entrega dos livros escolares. Foram 5 mil exemplares distribuídos para os gestores escolares, que chegaram aos professores e já estão com os alunos.
O secretário de Educação, Antônio Fernandes explicou que o cuidado com o livro escolar é uma responsabilidade da gestão das escolas, dos alunos e de suas famílias.
Segundo ele, ao fim de um ano letivo, 30% desses livros são recolhidos para utilização pelos estudantes que avançam nas séries escolares. O Ministério da Educação (MEC), repõe 70% de livros novos a cada ano letivo. "O governo encaminha para as unidades os livros a serem destinados aos nossos estudantes, ficando o município, os alunos e as famílias com o compromisso de conservá-los, tendo em vista que no ano seguinte eles não mandam os 100% dos livros didáticos. Eles acabam encaminhando por vezes, tão somente, algo em torno de 70%. Em resumo, nós da gestão, da comunidade escolar de modo geral, temos que zelar pelo livro didático ao ponto de ter uma conservação de pelo menos 30%, porque daí eu posso atender com os 70% que eles encaminham e mais esses 30% eu teria uma totalidade de 100% e me dá a oportunidade de atender toda a rede", destacou Fernandes.
Antônio Fernandes explicou que em 2020, o ano de início da pandemia de Covid-19, com alunos estudando em casa de forma virtual, não havia garantia da devolução dos livros, o que poderia comprometer o atendimento de toda a rede escolar municipal. A partir daí, foi pensada e posta em prática a estratégia de na distribuição de kits da merenda escolar, também entrando no período das férias, os alunos devolvessem o livro que havia utilizado no ano e recebesse um livro paradidático de uma parceria com o Banco Itaú.
O secretário destacou que a entrega dos livros seguiu uma logística segura com obediências a orientações sanitárias para a Covid-19. "Para que essa distribuição do livro chegasse na casa do aluno, lógico que naturalmente sem proporcionar uma aglomeração, porque entendemos que o livro didático para esse momento virtual ele é de suma importância porque dá uma condição para os nossos professores realizarem o seu papel. O livro de didático, sem sombra de dúvida, é um algo que neste momento contribui bastante no que diz respeito às atividades propostas pelos nossos educadores. Então, eu só tenho a agradecer a cada família, a cada aluno que soube cuidar do livro didático, ao mesmo tempo em que peço, para que esse compromisso para com os livros continue", disse.
Antônio Fernandes enfatizou que mesmo com esse momento de pandemia os gestores, os professores e todos os colaboradores têm se esforçado para oferecer aos alunos educação de qualidade.
Para este ano de 2021, Antônio Fernandes disse que a Secretaria de Educação pensa em inovação. "Vamos procurar ainda implementar já nos próximos meses alguns passos a mais no que diz respeito a um algo novo para o ano de 2021", falou ele.
Ângela Bernardino - diretora da escola Dr. Dário Moreno destacou que a entrega dos livros foi cercada de todos os cuidados sanitários para evitar aglomerações. "A entrega dos livros aconteceu de forma efetiva com toda uma logística de cuidados, obedecendo a todas as orientações de higienização de combate a Covid-19. Organizamos os espaços e equipes de trabalhos para garantir que a entrega dos livros se desse de forma eficaz.
Primeiramente, o Núcleo Gestor se articulou com os alunos e famílias através das salas online, marcando dias e horários para a entrega. Vigias da escola estiverem separando e organizando os livros por séries. Toda a assessoria Pedagógica - Professores do Centro de Multimeios e Coordenadores de turno ficaram diretamente responsáveis para atender pais e alunos para o recebimento dos livros. Tivemos professores que fez questão de fazer a entregar a sua turma e entregando também até material de estudo extra que ele (o professor) preparou, querendo reforçar ainda faz as ferramentas de estudos para os nossos aprendentes", fala a diretora.
Os livros didáticos são uma política educacional do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Além de avaliar os livros, o PNLD disponibiliza essas obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma gratuita para as escolas públicas das redes federal, estaduais e municipais. Exemplos são os livros de matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, história, língua inglesa, entre outros.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação