Várzea Alegre mantém diversificada cadeia produtiva no campo. São produtores de leite, de polpas de frutas e de outras culturas inovadoras. Entre essas culturas está o cultivo do mel.
Por meio a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a Prefeitura de Várzea Alegre presta apoio aos apicultores. Recentemente eles receberam consultoria que foi orientada e acompanhada pela Aprece.
Com os conhecimentos renovados e aplicação de novas técnicas, a produção de mel se destaca pela qualidade ganhando espaço no mercado cearense e podendo ser negociado no mercado internacional.
Os 25 produtores de mel de Várzea Alegre são associados à ASSAPIVA - Associação dos Apicultores de Várzea Alegre. Eles tiveram uma produção de 2,5 toneladas de mel na safra deste ano, o que deve render mais de R$ 35.000,00.
O prefeito Zé Helder (MDB), destacou que Várzea Alegre já foi a terra do arroz e ao longo dos anos vem diversificando suas atividades econômicas, especialmente no setor primário. A produção de mel é uma dessas novas culturas experimentadas pelos agricultores do município.
Acompanhando o resultado da extração do mel, o prefeito Zé Helder esteve nesta segunda-feira, 12 de abril, na Casa de Mel, da ASSAPIVA na companhia do secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Matias Alves, da vereadora Menésia Simião, do gerente local da Ematerce, Evilásio José e dos produtores.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César