O prefeito e a primeira-dama de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) e Sônia Fortaleza, participaram nesta quarta-feira, 14 de abril, de seminário promovido virtualmente pelo Governo do Ceará, pelo programa Mais Infância Ceará, que debateu a intersetorialidade de ações voltadas para o desenvolvimento infantil. O evento foi conduzido pelo governador Camilo Santana e a primeira-dama Onélia Santana.
O evento reuniu prefeito e prefeitas, primeiras-damas, secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, Deputados Estaduais e Federais e Vereadores Municipais, com foco nas ações que buscam ampliar o cuidado integral e integrado das crianças cearenses e suas famílias.
Zé Helder destacou que passaram pelos debates rico composto de políticas públicas envolvendo o campo social, a justiça, as famílias e os governos na atenção às crianças. "A ideia central é mesmo integrar os municípios cearenses com essas ações públicas que pensam no futuro das nossas crianças", comentou.
Os temas tratados no seminário virtual: Políticas públicas prioritárias: cuidando das crianças e suas famílias; Impacto dos investimentos em políticas públicas na infância; Ampliação, validação e acompanhamento das Famílias CMIC; Orçamento e financiamento nas políticas públicas; Programa Cuidar Melhor e Saúde Mental; Programa Prefeito Amigo da Criança; Educação infantil - Acesso com qualidade e Avaliação.
Para Sônia Fortaleza o evento concentrou-se em uma série de palestras ao longo do dia, nos turnos da manhã e da tarde, com diversas temáticas tratando do programa mais infância Ceará. "Esse programa hoje é política pública de Estado. Dentro do nosso município a gente, tem como exemplo do programa inserido no nosso município que é a brinquedopraça que nós adquirimos aqui no bairro Varjota. Fomos contemplados com o Centro de Educação Infantil, então foram duas aquisições através do Mais Infância Ceará".
No evento, Sônia Fortaleza pontuou também a preocupação dos participantes com o psicológico das nossas crianças em tempos de pandemia, também dos nossos profissionais da saúde. "Algo que me chamou muita atenção foi a palestra do Rui Aguiar - coordenador do Unicef, onde ele tratava com bastante ênfase da pós-pandemia, sobre como ficarão as nossas crianças após pandemia. É preciso que a gente tenha esse olhar cuidadoso com relação às crianças", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação