Na tarde deste sábado, 17 de abril, a Secretaria de Educação, do Governo de Várzea Alegre, realizou evento virtual, com imagens geradas a partir da Câmara Municipal de Vereadores, para entrega da premiação aos alunos vencedores do projeto "Aluno Nota 10 - Foco no SPAECE". Essa é a segunda edição do projeto.
São 150 alunos selecionados (Alunos Nota 10), distribuídos em 25 escolas da rede pública municipal. Todos os 150 alunos irão receber medalhas e certificado de participação, sendo que os 14 primeiros colocados receberão a premiação, composta de 06 bicicletas, 06 tablets e 02 notebooks.
O Aluno Nota 10 é realizado em duas fases, sendo a primeira nas escolas e a segunda-fase é a municipal, com a aplicação das provas, que aconteceu no dia 29 de janeiro. "Na primeira fase, os alunos são selecionados em suas respectivas escolas, atendendo ao critério de melhores notas. Em seguida, os nomes são encaminhados para a Secretaria de Educação, para que estes alunos se submetam a uma prova de Português e outra de Matemática, cada uma com 10 questões de múltipla escolha", explicou Liduina Sousa - subsecretária de Educação.
Antônio Fernandes destacou que o Projeto abrange todas as Escolas, contemplando os alunos do ensino fundamental I e II - (do 2º ao 9º ano).
Para Antônio Fernandes - secretário de Educação, o Aluno Nota 10 tem um objetivo maior que é tornar o aluno protagonista da educação. "A gente vinha numa crescente, com 4 escolas Nota 10 e um ano depois, atingimos 12 escolas Nota 10, mostrando a capacidade dos nossos profissionais e a parceria da educação com os alunos e as famílias", disse.
O prefeito Zé Helder, por motivos superiores, não compareceu ao evento. Ele foi representado pelo vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim. Zé Helder enviou um vídeo que foi exibido na live, no qual destacou que o projeto Aluno Nota 10 foi idealizado e criado pela Secretaria de Educação para fortalecer a aprendizagem, com foco no SPAECE. "Esse projeto vem com esse objetivo de fortalecer a educação, a aprendizagem dos nossos alunos, das nossas crianças. Não existe futuro sem educação. Então é fortalecendo a educação que a gente consegue melhorar as nossas condições de vida e da coletividade. A maior premiação é o conhecimento, o aprendizado", disse o prefeito.
A vereadora Dra. Luciana Rolim, destacou que o projeto é muito importante por despertar nos alunos o desejo de conquistar seus objetivos, o que fortalece a educação.
O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, enalteceu o projeto Aluno Nota 10 e sua função no incentivo à educação, e que mesmo com um momento atípico da pandemia é preciso enfrentar a realidade e fazer o que é possível. Ele disse também que é através da educação que é possível às pessoas galgarem voos mais altos e que Várzea Alegre é uma cidade que investe em educação e saúde.
A live seguiu orientações e cuidados sanitários, evitando aglomerações. Compareceram Antônio Fernandes - secretário de Educação; Dr. Fabrício Rolim - vice-prefeito; Liduina Sousa - subsecretária de Educação; Dra. Luciana Rolim - vereadora; e a equipe do NAP - Núcleo de Assessoria Pedagógica da Secretaria de Educação, com os professores: Francisco José, João Hélio, Madalena, Mariana, Janaína, Fátima Siebra, Rosely e Janete.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira