A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, tem a meta de realizar 1.000 exames de mamografias neste ano de 2021. A confirmação da informação é do secretário de Saúde, Ivo Leal. Como há dificuldades de encaminhar esse tipo de exame preventivo da saúde da mulher para a região de referência de saúde, no Cariri, a Prefeitura contratou a unidade móvel "Amigos do Peito", para prestar o serviço, com investimento de cerca de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
Ivo Leal explicou que essa política de atenção às mulheres é muito importante e os exames são necessários, o que justifica o esforço do Governo Municipal. "Nós procuramos dar mais acessibilidade à população. Então fizemos uma contratualização para realizar 1.000 procedimentos de mamografias, tendo em vista que a região do Cariri é deficiente neste tipo de exame que não está sendo ofertado em alguns municípios. Então há dificuldade em garantir esse exame, importante na detecção precoce e rastreio do câncer de mama. Quando o exame é realizado e o problema diagnosticado, a gente cuida de encaminhar urgentemente as pacientes para tratamento e na busca da cura", disse.
Em março, no mês da mulher, foram realizados 400 exames. A partir desta segunda-feira, 03 de maio, mês marcante pela passagem do Dia das Mães, serão realizados mais 400 exames. Mais duzentos exames poderão ser realizados no mês de outubro, na campanha "Outubro Rosa", de prevenção ao câncer de mama.
A prioridade de atendimento é para exames já pré-agendados e para mulheres com idades a partir de 40 anos de idade.
No Caminhão Amigos do Peito são realizados 80 exames por dia, sendo 40 exames por turno, pela manhã e tarde.
Antônio Alcântara, que dirige a Central de Marcação e Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que existe uma demanda reprimida por esse tipo de exame em Várzea Alegre, que a busca é diminuir essa demanda. "A gente está tentando, ao máximo, diminuir a espera no tempo do exame. Porém, como nós temos um grande número de mulheres no município, a gente não vai conseguir dar assistência na sua totalidade, mas é muito bom a gente saber que pelo menos 1.000 exames serão realizados durante o ano", disse.
Antônio Alcântara avalia que o número de mulheres com diagnóstico de câncer de mama em Várzea Alegre é alto e que esses exames de prevenção de mama são fundamentais para o tratamento e cura. "É uma política que eu julgo essencial para o combate, chegando assim ao diagnóstico precoce e ao tratamento dessa doença, que infelizmente, já acometeu tantas mulheres do nosso município. Então, nós enquanto Central de Marcação e Regulação, ficamos muito felizes com esse número grande de exames realizados. Estamos, com o prefeito Zé Helder e com o secretário Ivo Leal, tentando ao máximo, sanar essa demanda", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira