Os prefeitos de Várzea Alegre e Cedro, Zé Helder (MDB) e Joãozinho de Titico (PDT), se reuniram na tarde desta quarta-feira, 05 de maio, em Várzea Alegre, para tratar sobre o lixo produzido pelas duas cidades e avaliar o destino adequado, livrando as cidades dos lixões.
Segundo Zé Helder, na reunião foi analisada a possibilidade da construção de um aterro, por meio do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da região Centro-sul, para atender as demandas dos municípios do grupo consorciado.
Enquanto a ideia da construção de um aterro regional passa por avaliação, a proposta de contratar os serviços do aterro sanitário da cidade de Juazeiro do Norte ganha força.
Zé Helder enfatizou que na segunda-feira, dia 10, haverá reunião do Consórcio, do qual é presidente, onde essa pauta será discutida. Zé Helder também é vice-presidente da Aprece - Associação dos Municípios do Estado do Ceará, e vem buscando fortalecer as propostas de tratamento e destino dos lixos, que são importantes para a preservação do meio ambiente, promovem qualidade de vida e pode ainda representar adicionais de receitas financeiras aos cofres municipais.
Joãozinho de Titico destacou que a reunião tratou de fortalecer a região Centro-Sul com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos. "Iremos avançar e buscar soluções coletivas fortalecendo a parceria entre as prefeituras da região e o Consórcio tem a função democrática e a preocupação de estruturar as cidades a partir de uma nova forma de pensar o meio ambiente", disse.
Primeiras-Damas
Em encontro paralelo, as primeiras-damas de Várzea Alegre e Cedro, Sônia Fortaleza e Cláudia Dionízio, discutiram propostas na área social para os dois municípios, que podem ser estendidas para outros municípios do Ceará. Sônia Fortaleza é presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE).
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação