Ao participar do início da terceira fase de vacinação contra Covid-19, nesta terça-feira, 18 de maio, na APAE, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que o Governo Municipal, por meio a Secretaria de Saúde, tem procurado acelerar a vacinação para proteger vidas. "Hoje pela manhã a gente esteve na APAE, juntamente com a nossa equipe da Secretaria de Saúde para iniciar a terceira etapa da imunização contra o coronavírus. Várzea Alegre tem sido destaque na região e no Estado pela eficiência na vacinação e a gente tem procurado dar celeridade sempre que recebemos as vacinas, porque assim a gente protege e salva vidas, pois, quanto antes as pessoas receberem a sua vacina, mais cedo elas estarão protegidas contra a pandemia", disse.
A vacinação para a terceira fase, que contempla os grupos portadores de comorbidades, teve início com pessoas com Síndrome de Down e pacientes de hemodiálise, segundo informou o secretário de Saúde, Ivo Leal.
O imunizante aplicado é a vacina da AstraZeneca/Oxford que tem prazo de três meses para aplicação da segunda dose. O Prefeito disse que essa segunda dose para este grupo está garantida e que espera avançar com a vacinação. "A gente vai, se Deus quiser, dar celeridade sempre. Com rapidez e eficiência, buscaremos equilíbrio para vacinar. Toda vacina que chegue a Várzea Alegre será aplicada o mais rápido possível", afirmou Zé Helder.
Nesta terceira fase serão vacinados as gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras; Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na segunda convocação se encaixam as pessoas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos e pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.
A Sesa definiu a ordem de prioridades para as pessoas com comorbidades, ficando a seguinte sequência: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.
Vacinação de Idoso acima a partir dos 60 anos
Ivo Leal destacou que mais de 90% dos idosos acima de 60 anos já tomaram as duas doses o que habilita Várzea Alegre e iniciar a terceira fase da vacinação contra a Covid-19.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação