A Prefeitura de Várzea Alegre, via Secretaria Municipal de Educação, na Escola Dr. Dário Batista Moreno, celebrou parceria com 35 trabalhadores da agricultura familiar para compra da produção deles para a merenda escolar do município.
O Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por resolução, estabelece que gestores municipais e estaduais devem direcionar, no mínimo, 30% dos recursos financeiros para aquisição da merenda com alimentos provenientes da agricultura familiar.
Antônio Fernandes destacou nesta manhã de quinta-feira, 21 de maio de 2021, que houve chamada pública, avaliação e os agricultores que tiveram cadastros aprovados estão habilitados a vender a sua produção para a merenda escolar.
O Secretário enfatizou que com a assinatura dos contratos, o Município está autorizado a comprar dos agricultores familiares. São produtos como polpas de frutas, bolos, macaxeira, entre outros.
Ele disse que para a primeira compra, deve ser investido algo em torno de R$ 100 mil e que esse dinheiro é importante para os trabalhadores e para a economia da cidade.
A estimativa é de um investimento total em 2021 com a agricultura familiar de cerca de R$ 450.610,00.
Ele explicou que a entrega dos produtos deve ser feita mensalmente e que, durante o período de pandemia, não havendo aulas presenciais nas escolas do município, as entregas serão feitas por kits.
Acompanharam a assinatura dos contratos Matias Alves da - Secretaria de Desenvolvimento Agrário; Evilásio José - gerente local da Ematerce, Luiza Sousa - do CAE - Conselho de Alimentação Escolar.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação