Já está em articulação pelo Governo de Várzea Alegre, a criação do PPA - Plano Plurianual. Segundo o secretário municipal de Finanças, Antônio Gregório, houve reunião nessa quarta-feira, 26, com a participação do prefeito Zé Helder (MDB), no CSU, para configuração das discussões e debates com a comunidade, democratizando a participação popular no PPA.
O PPA é uma peça norteadora das políticas públicas na União, estados e municípios projetada para aplicação durante quatro anos.
Para o prefeito Zé Helder, o PPA representa, de fato, a democratização das ações de políticas públicas, porque nasce do meio da comunidade, permitindo visualizar, as reais necessidades dessas populações.
É no PPA que as comunidades defendem suas prioridades para obras e serviços públicos, primando pelo desenvolvimento , sendo apontadas as necessidades, sejam elas por estrada, pavimentação, fontes de água, unidades de saúde e outras. "Nós fizemos essa reunião de ontem para iniciar esse planejamento. Foi criado uma comissão e eu fiquei como presidente, teve a participação do prefeito, de Luzia Ieda, Batista Jr, Toinha Pereira e Flávio Salviano", disse Gregório.
Também ficou definido que a participação popular será feita por uma plataforma digital, no sita da Prefeitura, onde a população elegerá as prioridades de suas comunidades dentro da PPA. "As pessoas vão poder acessar, inserir suas informações e fazer a sua solicitação, a sua reivindicação" destacou o Secretário.
O PPA deverá estar pronto até 31 de agosto, quando será levada para análise da Câmara de Vereadores da cidade, que após avaliação, votará a matéria.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira