A Secretaria de Meio Ambiente, do Governo de Várzea Alegre, desenvolvendo a programação da Semana do Meio Ambiente, está mapeando as fontes de água existentes no município.
Simbolicamente foi visitada e mapeada a "Nascente Oitis", no sítio Mocotó, no distrito de Calabaça, na propriedade pertencente ao advogado e ex-secretário de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Dr. Hélio Batista.
Além do mapeamento, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), sancionou a Lei Municipal, nº 1.198, que cria o Sistema Municipal de Preservação às Nascentes e Mananciais, Seu Cadastramento e Monitoramento no município de Várzea Alegre. A assinatura foi na sede da Associação Comunitária do Sítio Mocotó.
Estiveram presentes ao ato de sanção da Lei, além do prefeito Zé Helder e Dr. Hélio Batista, J. Marcílio - Secretário de Meio Ambiente; Tenente Filho - Polícia Ambiental do Cariri; Vera Lúcia - presidente da Associação do Mocotó; Vereadora Menésia Simião; Carlos Renir - ex-vereador; Gilberto de Zaqueu - Poeta; e Janete Lima - Conselheira Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA.
O objetivo do mapeamento, segundo o prefeito, além de preservar as fontes de água, é criar atividade turística tendo esses locais como atrativos com a criação de trilhas ecológicas.
Confira a programação:
Dia 01/06 - Terça-Feira
08h - Abertura Oficial
Visita e mapeamento da Nascente Oitis, no sítio Mocotó na propriedade de Dr. Hélio Batista
14h - Live sobre a importância da recuperação de nascentes no semiárido e assinatura do Projeto de Lei Municipal sobre a proteção das nascentes e riachos
Facebook: @governodevarzeaalegre
Dia 02/06 - Quarta-Feira
08h - Divulgação do resultado do concurso de fotografia "Nascentes sob Olhares"
Facebook: @semmavarzeaalegre e Instagram: @semma.va
Dia 04/06 - Sexta-Feira
O8h - Entrega da Premiação e Troféus para ganhadores do Concurso de Fotografia "Nascentes sob Olhares"
Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira