Na terça-feira, dia 22 de junho, de acordo com o Secretário de Saúde, Ivo Leal, Várzea Alegre inicia a vacinação da população em geral, na faixa de idade de 59 a 18 anos.
O primeiro grupo a ser vacinado, compreende as pessoas na faixa de idade de 59 a 55 anos. Ivo destacou que no início de junho, apenas 26 pessoas, nessa faixa de idade, estavam cadastradas no Saúde Digital, plataforma do Governo do Ceará, que controla a vacinação. Agora, segundo ele, já são cerca de 700 pessoas, nessa mesma faixa etária, cadastradas.
Ivo agradeceu o empenho da população e de diversas instituições que estão apoiando as pessoas no cadastramento.
As pessoas que realizaram o cadastro recebem no e-mail informado a confirmação do cadastral, data, hora e local que deve procurar para vacinar-se.
Sobre as pessoas com comorbidades, com idades entre 59 e 55 anos, que ainda não se vacinaram, agora não precisam mais apresentar o atestado. É só aguardar o dia da sua vacina.
Com a chegada de mais doses de vacinas na semana, a Secretaria já organiza a vacinação para o grupo dos 54 a 50 anos.
Ivo informou que o Governo do Ceará, já abriu na plataforma Saúde Digital, o cadastramento de pessoas de 12 a 17 anos. Ainda não há previsão de vacina para esse grupo, mas adianta a organização para a futura imunização dos adolescentes.
Mutirões de Cadastro
Para garantir a vacina contra a Covid-19, Várzea Alegre se mobiliza em mutirões, nesta sexta-feira, 18, das 07h às 12 horas para cadastrar a população na faixa de idade de 59 a 18 anos na plataforma Saúde Digital, da Secretaria Estadual da Saúde (SESA).
A quantidade de cadastros determina a quantidade de vacinas a serem enviadas aos municípios e Várzea Alegre trabalha para assegurar o imunizante para cobrir a população em geral.
Confira os locais onde ocorrerá mutirões de cadastro:
- Grossos, Escola Maria Anésia
- Sanharol, Escola Antão Leandro
- Patos e Rosinha, Escola Dário Moreno
- Riachinho, Creche Antônio Celeste
- Varjota, Escolas Ormecinda e Zulmira
Vacinação Solidária
O Secretário Ivo Leal reforçou que Várzea Alegre segue com a Campanha Vacinação Solidária. Ao irem vacinar-se, as pessoas que puderem e de forma voluntária, devem levar 1kg de alimentos não perecíveis para doarem. Esses alimentos são distribuídos com a população carente por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Várzea Alegre é o terceiro município do Ceará em arrecadação de alimentos nesta campanha.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira