Aconteceu ontem, dia 28 de junho, a ''live'' que transmitiu o 17º Festejo Várzea Alegre Junina ''Pra Não Morrer de Saudade''. O evento foi uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de manter vivos os festejos juninos do município e o tradicional São Pedro do CSU.
A transmissão aconteceu ao vivo através do Facebook oficial do Governo Municipal e teve duração aproximada de três horas e meia. Na oportunidade, aconteceram apresentações de grupos e artistas locais como Pedro Sousa Júnior e Erivan Show, dos noivos e rainha das quadrilhas Fogo na Roça, Arriba Saia, Arraiá Magnificat e dos grupos juninos da APAE e da Casa Mãe. Também foram sorteados prêmios para os espectadores que formavam a plateia virtual.
Durante a ''live'', o Prefeito municipal Zé Helder lamentou que os festejos não puderam acontecer de forma presencial devido à pandemia, mas ressaltou a alegria em poder compensar essa impossibilidade através das redes sociais: "O sentimento é de alegria por estar mantendo vivos as tradições e costumes do Município, mesmo sem o calor humano que sentimos todos os anos no Várzea Junina e São Pedro do CSU".
O tradicional São Pedro do CSU é um evento junino que acontece desde 1983, já o Várzea Junina teve sua primeira edição em 2004, ambos formam um festival local com apresentações de grupos culturais, quadrilhas e shows para o público. Por causa da pandemia, esse festival está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo de forma remota.
Zé Helder fez uma retrospectiva dos festejos juninos municipais e lembrou da evolução sofrida pelos eventos. Ainda acrescentou que as quadrilhas e grupos culturais do Município cresceram consideravelmente e que são muito importantes, pois abrilhantam os festejos juninos de Várzea Alegre. "Fortalecer a cultura, os costumes e as tradições do nosso povo será sempre uma prioridade do Governo Municipal." Completou ele.
Foto: Fábio Oliveira