Em agosto deste ano, Várzea Alegre receberá Pimpakan Phonjarenrat, conhecida como Kim, uma tailandesa de 17 anos que foi selecionada para participar de um intercâmbio cultural e para cursar um ano de "High School" (Ensino Médio) na escola estadual Maria Afonsina Diniz Macêdo. Segundo a Secretaria de Educação do Município, esta é a primeira vez que a cidade recebe um intercambista internacional.
O projeto de intercâmbio cultural que Kim participa é organizado pela AFS Intercultura, uma organização não governamental (ONG) de educação intercultural que tem abrangência no mundo inteiro e visa o desenvolvimento e engajamento de cidadãos globais.
Os programas de intercâmbio são realizados pela ONG através de 1.200 voluntários distribuídos por 100 cidades brasileiras. Uma delas é Juazeiro do Norte que conta com um comitê da AFS e tem como voluntários o professor Franzé Costa, Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre e Conselheiro da AFS, e a professora Helange Gonçalves, que leciona a disciplina de Língua Inglesa na Escola Maria Afonsina e é idealizadora do Laboratório de Línguas da Instituição.
A ação dos professores Franzé e Helange, juntamente com a AFS, tornou possível a vinda de Kim para Várzea Alegre, onde ela irá aprender a língua portuguesa brasileira e a cultura da região. A jovem tailandesa tem a missão de difundir a cultura, a língua e os costumes da Tailândia no município.
A intercambista ficará hospedada na residência da professora Helange, que será responsável por acompanhar a aluna e prestar o acolhimento e orientações necessárias para adaptação da jovem no município.