Os secretários municipais J. Marcílio - Meio Ambiente; e Toinha Pereira - Cultura e Turismo, participaram de reuniões, nesta quinta-feira, 29 de julho, com uma Comissão da CEART - Central de Artesanato do Ceará e artesãos de Várzea Alegre, neste município.
A equipe da CEART, composta por Patrícia Liebmma - Coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará; Raquel - Coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará; e Germana Mourão - Gerente de Comercialização ouviram os artesãos e conheceram seus projetos.
O primeiro encontro, por volta das 10h, reuniu artesãos da Associação Fenix; do grupo Mulheres de Fibras do Sítio São Vicente; e Associação de Desenvolvimento Social e Sustentável de Várzea Alegre - ASIDESS em sua sede social, no Terminal Rodoviário Dr. José Iran Costa.
Nesta reunião estiveram presentes os vereadores Dr. Otoniel Jr, Menesia Simeão e Ciete Bezerra.
As 11h, a Comissão participou de um segundo momento, no sítio Mocotó, com a Associação Redes do Mocotó. Na oportunidade, Toinha Pereira e J. Marcílio, conversaram com a coordenadora, Patrícia Liebmma, e solicitaram apoio e parcerias com a Secretaria de Cultura para trazer para Várzea Alegre algumas ações como cursos de formação e capacitação para os artesãos, emissão da identidade do artesão, apoio para eventos e outras demandas em favor da classe de artesãos do município. Este encontro foi acompanhado pela vereadora Ciete Bezerra.
Toinha Pereira avaliou os encontros entre CEART, artesãos e as secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente, como muito significante. "Avaliamos o dia de hoje como um momento de muita significância para o artesanato e para a cultura varzealegrense, pois, além da promessa de futuras parcerias com o município, a comissão da CEART, escutou os anseios da classe, negociou a compra de produtos de artesãos de Várzea Alegre para serem comercializados nas lojas e pontos de venda administrados pelo órgão", disse.
Os encontros também foram avaliados positivamente pelos artesãos que enfrentam um período de pouca comercialização e de incerteza do mercado do setor. Para eles, a visita encoraja a seguir com os trabalhos, importantes para geração de trabalho e formação de renda.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira