A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, realizou nesta terça-feira, 04 de agosto, mutirão de vacinação contra a Covid-19, para imunizar parte do público de 30 a 34 anos. Esse foi o primeiro mutirão para vacinar as pessoas nesta faixa de idade.
Segundo Ivo Leal, o público de 30 a 34 anos é numeroso. Foram verificados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Ceará - SESA, mais de 1.700 cadastros para Várzea Alegre nesta faixa etária.
No mutirão dessa terça-feira, compareceram para vacinar-se 529 pessoas. Segundo Ivo, esse público representa cerca de 90% dos agendados para ontem.
Ele orientou que as pessoas que não conseguiram agendamento, aguardem, porque o Governo do Ceará deverá enviar em breve mais vacinas, possibilitando abertura para novos agendamentos.
Ivo Leal explicou que, com a vacinação por idade, podem ser feitos até três mutirões para os grupos da mesma faixa etária. Ele orientou que as pessoas que estavam agendadas e que não compareceram nesta terça, agora devem aguardar a repescagem para se vacinar.
Nesta quarta-feira, 04 de agosto, Ivo Leal informou que está sendo realizado um mutirão para vacinação de segunda dose para as pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac a cerca de um mês.
Ivo Leal disse que até sexta-feira, dia 06, novas vacinas devem chegar para Várzea Alegre, quando será feito o calendário de vacinação de acordo com a quantidade de doses recebidas.
O Secretário solicitou que as pessoas compareçam no dia que agendaram para vacinar-se, porque isso facilita o processo e permite avançar com a vacinação, otimizando o tempo e buscando a meta de vacinar a população adulta, até 18 anos de idade, com pelo menos a primeira dose, até o final de agosto deste ano.
Ele alertou que a pandemia ainda não acabou e que pelos levantamentos feitos, as pessoas que estão sendo contaminadas pela Covid-19, ultimamente, são jovens, configurando que esse público fica vulnerável ao contágio por ainda não ter tomado a vacina.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira