Os técnicos do Sebrae - Ceará, Alcides Marques e Marcélio Sousa, foram recebidos em Várzea Alegre pelo prefeito Zé Helder (MDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, nesta quinta-feira, 05 de agosto. No Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento (CSU), sede da Secretaria de Assistência Social, eles apresentaram o projeto Cidade Empreendedora.
Esse projeto é voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo. Envolve neste município, além da pasta da agricultura, as secretarias de Educação, de Assistência Social, e de Meio Ambiente.
Zé Helder disse que é um projeto muito bem-vindo porque tem a expertise do Sebrae na capacitação e preparação das pessoas para o empreendedorismo. "Várzea Alegre é uma cidade onde as pessoas têm grande potencial empreendedor, e essa proposta capacita ainda mais as pessoas para que elas aproveitam as melhores oportunidades para desenvolver suas atividades, fortalecendo a economia", disse.
Para Matias Alves esse projeto trabalha para qualificar as pessoas para que possam alavancar a economia da cidade, fragilizada por causa da pandemia de Covid-19. "Essa pandemia nos ensinou novas formas de comercializar, mas ainda precisamos de mais preparação para alavancar a economia", disse.
Matias disse que Várzea Alegre se destaca no Ceará neste cenário dos negócios, afirmando que em outros municípios, enquanto empresas fecharam as portas, em Várzea Alegre, novas empresas se instalaram, criando mais emprego e renda.
Marcélio Sousa explicou que o objetivo do Sebrae na cidade é formalizar parceria e criar um ambiente de desenvolvimento de negócios no município. Segundo ele, as pequenas cidades dependem do comércio local, do desenvolvimento do setor rural, e que, criar esse ambiente de negócios com palestras, treinamento, inserção do digital e processos de desburocratização contribui para o crescimento do município.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira