Nesta manhã de sexta-feira, 06 de agosto, às 09h, no CRAS Joaquim Beca, no bairro Alto do Tenente, foi eleita a nova diretoria do COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre.
Com a eleição, para um mandato de dois anos - 2021/2023 (agosto de 2021 a agosto de 2023), a nova composição do conselho tem como presidente José Jean de Sousa, na vice-presidência Luiza Adeilsa Sousa, e na secretaria, Damião Ferreira. A posse dos conselheiros foi prestigiada pelo prefeito Zé Helder e pelo secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio.
Participaram da eleição, escolhendo os conselheiros, representantes da sociedade civil com entidades como a FAMUVA - Federação das Associações, ACOMVA - Associação Comunitária de Várzea Alegre, SSTTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre, EMATECE, Lions Club, Câmara Municipal de Vereadores, secretarias municipais de Desenvolvimento Agrário e Econômico, de Educação, e de Meio Ambiente.
José Jean destacou que será um mandato de sequência de ações e de fortalecimento de parcerias. "A princípio daremos continuidade às ações que já vêm sendo implementadas pela diretoria que nos antecedeu, buscando sempre fortalecer as parcerias e visando os incentivos destinados aos municípios pelo atendimento dos indicadores ambientais", disse.
Segundo o presidente, na próxima semana haverá reunião para planejamento de ações.
Os propósitos da nova diretoria, segundo o secretário, Damião Ferreira, é dar prosseguimento aos Projetos em andamento e implementar, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criar projetos como políticas ambientais efetivas, funcionamento de Ecopontos, deliberação sobre a implantação de um aterro sanitário no formato de consócio, entre outras, voltadas ao bem-estar social e ambiental.
O COMDEMA estava sob a presidência de Helena Vilar. Na quinta-feira, 05, com a presença do prefeito Zé Helder e do secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, foi realizada reunião com a direção anterior, onde houve prestação de contas das ações realizadas, que contribuíram para avanços na aplicação de políticas ambientais que garantiram certificações como Selo Verde e resultado de Nota Máxima no IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente.
Ela destacou que deixa ativos projetos elaborados para o novo biênio tais como: Plano de Arborização Urbano para áreas públicas e Projeto Momento Ambiental para ser realizado na rádio comunitária Várzea Alegre FM 104.09.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação