Nesta tarde de sexta-feira, 06 de agosto, a Secretaria de Educação, do Governo de Várzea Alegre, realizou live para entregar à comunidade a reforma e ampliação da Escola Maria Amélia Gonçalves Costa, no bairro Alto da Prefeitura. A reforma e ampliação contemplou a construção de duas salas e dois banheiros.
Estiveram presentes no evento o prefeito Zé Helder (MDB), o secretário de Educação, Antônio Fernandes, a subsecretária de Educação, Liduina Sousa, Rosimeire Melo - coordenadora geral da escola, Alana Costa - representante da família de Maria Amélia, Maria Zélia Correia - gestora escolar, Fabiana Vieira Gonçalves - representante de pais de alunos, e Larissa Emanuela Ferreira Ferraz - representante dos alunos da escola.
A Escola Maria Amélia atende a 169 alunos com Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Atendimento Educacional Especializado e com a nova estrutura acolherá as crianças da creche Sonho Infantil.
Antônio Fernandes destacou a importância de celebrar essa conquista, citando que o Governo Municipal, nas pessoas dos gestores, Zé Helder e do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, investem nas estruturas das escolas, mas, principalmente nos profissionais e evidenciou o projeto Passe o Bastão como exemplo dessa valorização.
Ele disse que quando se refere à valorização, não enquadra apenas os professores, mas todos os que fazem a educação no município.
Ele disse que o trabalho de Maria Amélia, sem dúvida, contribuiu para a educação de Várzea Alegre e reflete essa colaboração nas pessoas dos professores Paulo Danúbio (ex-secretário municipal de Educação), Alana Costa e Rosânia Carvalho (in memoriam), familiares de Maria Amélia. Ele destacou a professora Rosânia como exemplo de dedicação e amor à educação, cobrando que quando uma nova escola for construída a professora seja homenageada dando nome a instituição.
Antônio Fernandes informou que a retomada das aulas presenciais será no dia 09 de agosto, citando que ainda será uma retomada parcial por conta de cuidados com a pandemia de Covid-19, mas que em breve, toda a rede estará com ensino no formato presencial.
Ele explicou que para essa retomada foi realizado planejamento desde o momento do surgimento da pandemia, enfatizou que na escola o aluno aprende mais e que será feito esforço de todos para recuperar a aprendizagem dos estudantes.
O secretário parabenizou a comunidade pela escola Maria Amélia e sua nova estrutura, com melhores condições para que todos estudem e trabalhem com mais conforto.
Zé Helder evidenciou o quanto é fundamental investir na educação, afirmando que esse é o melhor caminho para a sociedade e um compromisso do seu governo.
Ele destacou os investimentos que tem feito na educação ao longo dos seus mandatos. Ele está no quarto mandato e deve, ao final, fechar um ciclo de 16 anos, à frente da gestão municipal.
O prefeito citou que das ações de destaque de suas gestões lembrou do tempo de recursos mais fartos do antigo Fundef, que com economia, chegou a pagar 14º e 15º salários aos professores. Também investiu na construção de várias escolas e lembrou da Serra dos Cavalos, onde os estudantes estudavam em uma casa de taipa e que ele como gestor se comprometeu e construiu a escola da comunidade.
Ainda como investimentos na educação, lembrou da construção das escolas da Gangorra, do Atoleiro, da Maria Anésia - bairro Grossos e da conquista junto ao Governo do Ceará, da Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa.
Zé Helder também deu destaque à evolução da educação no ensino fundamental no seu quarto mandato, afirmando que quando assumiu o governo, o município estava na 174ª colocação em avaliações do Spaece e que lançou como desafio melhorar os indicadores. Ele citou que a evolução foi significativa, com Várzea Alegre conquistando recentemente as melhores posições, com 12 escolas Nota 10.
Ele lançou um novo desafio ao secretário de Educação, Antônio Fernandes, que é conseguir 15 escolas Nota 10.
O prefeito citou que com o advento da pandemia, diferente de outros municípios nos quais as gestões não cuidaram das escolas, em Várzea Alegre os cuidados foram intensificados com reformas, ampliação e melhorias, preparando as unidades para a retomada das aulas num pós-pandemia.
Ele contou sua história de morador do bairro Alto da Prefeitura logo quando chegou com sua família para morar em Várzea Alegre, lembrou das cobranças feitas pela diretora Rosimeire para melhorar a estrutura da escola e destacou sua satisfação em cumprir com o compromisso e entregar a escola reformada e ampliada à comunidade.
A Escola
A Escola Maria Amélia foi fundada em 8 de agosto de 1984, na gestão do então prefeito Dr. José Iran Costa, que tinha como Secretário de Educação Maria Laís Iolanda Costa.
Quantidade de alunos, salas e funcionários:
- Modalidade Creche: 45 alunos;
- Educação Infantil: 48 alunos;
- Ensino Fundamental l: 50 alunos;
- Atendimento Educacional Especializado: 26 alunos;
- Totalizando 169 alunos
- 25 Funcionários
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira