A Educação de Várzea Alegre se destaca na execução do Peteca- Programa de Educação contra a Exploração da Criança e do Adolescente.
Nesta quinta-feira, 26 de agosto, com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), do secretário de Educação, Antônio Fernandes e da subsecretária de Educação, Liduina Sousa, aconteceu a entrega da premiação do programa aos alunos que se destacaram com suas respectivas escolas que avançam à fase estadual do Peteca.
Este ano o município de Várzea Alegre participa do Peteca com seis escolas: Escola Dr. Pedro Sátiro; Escola Dr. Dário Batista; Escola José Sérgio; Escola Figueiredo Correia; Escola Pedro Leandro; e Escola Ormecinda Siebra.
Segundo Liduina Sousa, o Peteca desperta a conscientização da população em geral sobre os direitos das crianças.
O Peteca consiste na realização de trabalhos pelos alunos do 4º ao 9º ano sobre a temática do trabalho infantil, nas categorias conto, poesia, música e desenho.
Segundo explicou Antônio Fernandes, esses trabalhos foram orientados pelos coordenadores e professores do Peteca nas escolas, durante o mês de junho e passaram por uma avaliação onde foram selecionados os melhores. Os alunos que foram destaque na fase municipal receberam a premiação nesta sexta-feira e estão aguardando o resultado da fase estadual.
Ainda segundo Antônio Fernandes, o Peteca é desenvolvido em quatro etapas, sendo: 1ª - Etapa Escolar; 2ª Etapa Municipal; 3ª Etapa Estadual; e 4ª Etapa Nacional.
Para Zé Helder, o apoio a programas como o Peteca, representa a atenção e cuidados da gestão para com as crianças, reconhecimento e respeito aos seus direitos.
Antônio Fernandes pontuou que esse trabalho com o Peteca firma o engajamento das escolas no combate ao trabalho infantil por meio do protagonismo das crianças e adolescentes. "Então, a parceria da escola é de fundamental importância, visto que a escola é um espaço de oportunidade para as crianças se expressarem, senão verbalizando, mas sinalizando o que está acontecendo no dia a dia no ambiente que elas vivem", comentou.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira