Quatro professores de Várzea Alegre foram selecionados para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
A professora e subsecretária de Educação de Várzea Alegre, Liduina Sousa, disse que a olimpíada é um projeto do Governo Federal ao qual Várzea Alegre fez adesão.
Ela destacou que esse ano houve mudança de metodologia e que todos os anos ímpares a olimpíada é trabalhada em sala da aula. "O município e as escolas se inscrevem e cadastram a turmas, as oficinas são realizadas e os alunos é que concorriam, mas, este ano, devido à pandemia de Covid-19, houve mudança, e os professores é que estão concorrendo", declarou.
Ela explicou que o trabalho é feito com os alunos, mas o que vai para a olimpíada é o "relato de experiência do professor".
Liduina Sousa disse que a disputa conta com as fases escolar, municipal, estadual, regional e a nacional.
Várzea Alegre está na fase estadual com a seleção dos melhores trabalhos, seleção esta realizada no último dia de agosto. Os quatro relatos de Várzea Alegre que concorrem estão divididos entre escolas municipais e estaduais.
Os gêneros literários trabalhados são: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Várzea Alegre não apresentou Artigo de Opinião.
Escolas Selecionadas
Escola Dr. Dário Batista Moreno - Poema (Escola Municipal do bairro Riachinho);
Escola José Sergio da Costa - Memórias Literárias e Crônica (Escola Municipal do distrito de Riacho Verde);
Escola José Correia Lima - Documentário (Escola Estadual do bairro Centro).
Liduina disse que Várzea Alegre já foi selecionada duas vezes para a fase nacional desta olimpíada, quando ela era a coordenadora municipal - função que mantém, e representou o município por duas vezes, sendo uma em Belo Horizonte - Minas Gerais, e a outra em Brasília - Distrito Federal.
Para Liduina, a olimpíada é motivadora para alunos e professores.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação