O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), anunciou na tarde desta quarta-feira, 15 de setembro, o resultado de uma reunião que teve na segunda-feira, dia 13 de setembro, com as presenças dos vereadores Alan Salviano - Presidente do Poder Legislativo e os vereadores Dr. Otoniel Jr (PSD) e Valdilene Bitu (PSD), Dra. Ellen Costa - Procuradora Geral do Município e Dr. Batista Jr - Controlador Geral do Município, com a Superintendência e com a gerência da Caixa Econômica Federal, neste município.
O objetivo da reunião foi tratar dos pagamentos dos recursos do FGTS aos servidores públicos municipais, após a migração dos trabalhadores do regime celetista para estatutário.
O prefeito disse que logo após a sanção da Lei 1.215/2021, que criou o Estatuto dos Servidores Municipais de Várzea Alegre, assinada em 27 de agosto, tratou de enviar ofício à Caixa Econômica, solicitando celeridade na liberação do saque do FGTS por parte dos servidores.
Zé Helder recebeu nesta quarta-feira, a informação de que a solicitação foi aprovada pela área jurídica da Caixa e a liberação dos recursos depende agora apenas do planejamento e de agendamento para liberar os saques do FGTS.
Segundo Zé Helder, até o fim desta semana, o município deve receber comunicação oficial da Caixa sobre esses agendamentos de pagamentos, podendo ser divulgado na próxima semana. Ele prevê que serão atendidas 70 pessoas por dia e a conclusão do pagamento deve ocorrer dentro de um mês.
O prefeito comentou que o saque do FGTS beneficia individualmente os servidores municipais e injetará na economia do município mais de R$ 11 milhões, fortalecendo o comércio local.
Zé Helder destacou que os vereadores de oposição haviam cobrado que a liberação do FGTS fosse imediata à aprovação e sanção do Estatuto dos Servidores, porém explicou que essa não era uma competência da gestão, cabendo ao governo municipal o papel de articular a agilidade da Caixa na liberação, o que foi feito e de forma bem-sucedida.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César