O Governo de Várzea Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, lançou nessa sexta-feira, 17 de setembro, na reunião da Federação das Associações do Município de Várzea Alegre - FAMUVA o calendário de inscrições dos agricultores para o programa Garantia Safra 2021/2022.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, esteve presente na reunião junto com técnicos da secretaria para lançar o calendário de inscrição do programa. Ele enalteceu a parceria com a FAMUVA e a importância das associações nos trabalhos realizados, especialmente com órgãos parceiro, como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico.
Matias Alves destacou que o objetivo do Garantia Safra é assegurar que os agricultores tenham asseguradas suas roças e em casa de perdas por seca ou por excesso de chuva, tenha direito a sacar o dinheiro garantido pelo programa.
Têm direito a receber o benefício, os agricultores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção nos municípios igual ou superior a 50%.
Por ocasião de reunião, Matias Alves, tratou também de demandas que levou a até a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA, EMATERCE, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará - ADAGRI e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE, tais quais o Programa Hora de Plantar, Regularização Fundiária e sobre campanha de vacinação da febre aftosa.
Os recursos para o pagamento do benefício provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntos, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa Econômica Federal.
Na reunião a diretoria da FAMUVA, repassou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário relatórios e recibos de prestação de contas da primeira fase do programa terra trabalhada 2020/2021 que está em curso.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva