O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômica, Matias Alves, e o técnico em Agropecuária João Alves, estiveram nesta quarta-feira, 22 de setembro de 2021, fazendo Visita técnica ao plantio de verão dos agricultores José Alves (Zé Bibil) na comunidade do Juazeirinho, Francisco José da Costa e Gilvan José da Costa, no sítio jatobá, distrito de Canindezinho.
Para Zé Helder, a assistência técnica e o incentivo do programa Terra Trabalhada têm sido fundamental para que o agricultor possa continuar produzindo. "Em tempos de dificuldades econômicas e com o alto custo para se produzir, sem dúvida nenhuma a orientação técnica, através da Secretaria de Agricultura e o incentivo do programa Terra Trabalhada tem ajudado o homem do campo permanecer no campo produzindo", disse.
Segundo João Alves, o plantio irrigado em Várzea Alegre tem o acompanhamento técnico semanal através. "Hoje estamos com 25 unidades de irrigação beneficiando mais de 50 famílias. São 20 hectares de feijão irrigado e 14 de milho com uma produção média de 1.500 kg de feijão e 3.300 kg de milho por hectare, produção que vem a injetar mais de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) na economia por meio do grupo familiar dos agricultores", comentou.
Para Matias Alves, o importante é sempre acreditar no homem do campo. "O agricultor é sinônimo de coragem e quando ele recebe incentivo, os resultados aparecem. Por isso, mesmo diante das dificuldades, estamos sempre buscando caminhos para apoiar nossa agricultura familiar", afirmou.
Para Zé Bibil, o que aparece de incentivo do governo, ajuda. "Tenho muitos anos que trabalho nesse ramo de agricultura irrigada e tudo enquanto aparece para dentro da roça da gente é uma ajuda. Toda semana o técnico está aqui e me dá as instruções eu continuo no trabalho e olha como está, tudo muito bom. A Hora Trabalhada pra mim é o primeiro passo" afirmou Zé Bibil.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira