A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, realizou no Parque Cívico São Raimundo Nonato, na noite dessa sexta-feira, 24 de setembro de 2021, das 17h às 21h30, mais um mutirão de vacinação, nessa ocasião para vacinar jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, dentro da programação da Semana da Juventude, comemorada no município.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, nesse mutirão foram aplicadas mil doses da vacina Pfizer/BioNTech, recomendada para esse público. Esse foi o primeiro grupo dessa idade a receber a vacina. Os adolescentes foram ao ato da vacinação acompanhados dos seus pais ou responsáveis.
Com a previsão de Várzea Alegre receber mais vacinas na próxima semana, o mutirão continuará para atender os jovens de 12 a 17 anos e novo agendamento será aberto no Saúde Digital. Ivo disse que também chegarão vacinas para o público de 18 a 24 anos. De acordo com ele, ficou uma turma nessa faixa de idade que não conseguiu agendar e terá mais uma oportunidade.
Para a população acima de 25 anos, a Secretaria Municipal de Saúde, aguarda envio de novos lotes de vacinas para fazer repescagem. Ivo explicou que muitas pessoas que estavam decididas a não se vacinar mudaram de ideia e agora querem a imunização contra a Covid-19. Ainda, segundo ele, outras pessoas, por algum motivo, exemplo ter que viajar na data agendada, terão mais uma chance de tomar a vacina.
Ele disse que esse público acima dos 25 anos, ainda não vacinado, terá que esperar um pouco, porque as doses que estão chegando destinam-se ao público de 12 a 24 anos.
Em agosto, no dia 27, no mutirão "AgostoVacinaFestVárzea", voltado para o público de 18 a 24 anos, foram vacinados 2.027 jovens.
Com relação a vacina AstraZenaca, o Ministério da Saúde atrasou o repasse, mas na semana que vem, Ivo Leal disse que irá à regional de Saúde para tentar solucionar o problema. Em Várzea Alegre existe uma demanda que aguarda completar o ciclo de vacinação com a AstraZenaca.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira