O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informa que nesta terça-feira, 28 de setembro de 2021, foi realizado mutirão de vacinação contra a Covid-19 para gestantes para vacinar esse grupo com a primeira dose e completar a imunização das que concluíram o prazo para a segunda dose.
Também foi liberado o sistema Saúde Digital, das 12h às 13h para novos agendamentos para programar mais um mutirão de vacinação para a população de 12 a 17 anos. Para esse público, o mutirão será na quarta-feira, 29 de setembro, na Escola Dr. Pedro Sátiro.
Na sexta-feira, 1º de outubro, também na Escola Dr. Pedro Sátiro, terá mutirão de segunda dose para as pessoas que se vacinaram com a CoronaVac e estão com intervalo de 28 a 30 dias ou mesmo as que passaram dos 30 dias e ainda não tomaram a segunda dose.
Para o público de 18 a 24 anos, cerca de 640 cadastrados, deve ser realizado um último mutirão na próxima semana. Também para a próxima semana, outro mutirão planejado é para o público que tomou a vacina da Pfizer, para segunda dose, atendendo quem tomou o imunizante no fim de junho e início de julho.
Com relação à vacina AstraZenaca, destinada para segunda dose. As pessoas que tomaram essa vacina e já estão com 90 dias ou mais, ainda devem aguardar mais um pouco.
Ivo disse que estão cobrando do Estado essa vacina, fato ocorrido em reunião na segunda-feira, 27, na regional de Saúde, no Crato. Ivo destacou que esse atraso é do Ministério da Saúde. Logo que tenha a vacina e chegando ao Estado, elas serão repassadas aos municípios.
Ivo Leal disse que a vacinação em Várzea Alegre está adiantada e que a expectativa é vacinar a população adulta com primeira e segunda doses até fim de 2021.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira