Várzea Alegre se destacou com duas estudantes-atletas de Taekwondo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), edição 2021, no Rio de Janeiro. A competição transcorre no período de 29 de outubro a 05 de novembro.
Heloísa de Almeida Araújo, 12 anos, pesando 37kg, e Sibelle Alves de Lima, 13 anos, pesando 59kg, são estudantes da Escola Dr. Pedro Sátiro.
Elas integraram a delegação cearense composta de 9 atletas das cidades de Fortaleza, Icapuí e Caucaia. Foram as únicas representantes da modalidade da região do Cariri.
Sibelle e Heloísa são alunas da instrutura de Taekwondo, Maria Ribeiro, no projeto socioeducacional Tatame Cidadão, desenvolvido pelo Governo de Várzea Alegre, que atende a mais de 200 atletas em diferentes modalidades.
Nos JEBs, Sibelle ficou na quinta colocação na categoria que disputou, saindo nas quartas de final para a representante do Rio Grande do Norte. Heloísa também ficou nas quartas de final da competição, saindo para a representante de Santa Catarina. Elas encerraram a participação nos jogos nesta segunda-feira, 1º de novembro.
Em setembro, na competição estadual, Sibelle e Heloísa, se classificaram de forma direta para a competição nacional, já que não houve atletas inscritos para disputar a vaga com elas. Essa fase dos jogos aconteceu em Fortaleza.
Maria Ribeiro destacou que as atletas foram muito bem na competição, enfatizando que essa foi a primeira disputa delas a nível nacional. Também disse que o bom resultado está ligado a "um grande trabalho em equipe".
Maria Ribeiro e as atletas agradeceram o apoio da população varzealegrense, da Sejuv - Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará, ao Governo Municipal, na pessoa do prefeito Zé Helder (MDB), e as secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e à coordenação de Esportes pelo apoio e logística que possibilitaram acesso à capital Fortaleza e aos jogos no Rio de Janeiro.
Zé Helder parabenizou as atletas. "Meus parabéns a Sibelle e Heloísa pelo grande feito no esporte, por representar nossa cidade e o Ceará, evidenciando nossa crença de que investir no esporte, nos jovens e uma alternativa de futuro para nossa cidade e para o país. Obrigado Maria Ribeiro pelo trabalho no Taekwondo e no projeto Tatame Cidadão", disse.
Os JEBs reúnem estudantes-atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em dezessete modalidades esportivas. As equipes são compostas por adolescentes de 12 a 14 anos, em ambos os sexos.
A instrutora e as atletas retornam a Várzea Alegre nesta quarta-feira, dia 03 de novembro.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação