O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), anunciou na noite desta quarta-feira, 10 de novembro, que chegaram ao município 3.200 doses da vacina AstraZeneca para aplicação de segundas doses.
Com a chegada da AstraZeneca serão atendidas, com a realização de mais dois mutirões, as pessoas com idades entre 50 e 54 anos, que se vacinaram com a primeira dose em 30 de junho e entre 1º e 9 de julho.
O calendário da vacinação é o seguinte: Sexta-feira, dia 12 de novembro, para quem se vacinou em 30 de junho; e sábado, dia 13 de novembro, para quem se vacinou entre 1 e 9 de julho, a partir das 08h, no CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, no bairro Juremal.
A AstraZeneca estava atrasada em pouco mais de três meses, sendo uma cobrança da população para completar o ciclo vacinal com a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
O prefeito Zé Helder disse que não faltaram esforços do secretário de Saúde Ivo Leal, de Fábia Moreno, que coordena a rede de frios da saúde local e que ele mesmo teve que entrar na articulação para viabilizar a chegada das doses da AstraZeneca. Zé Helder informou que nessa articulação, além das insistentes cobranças junto ao Governo do Estado, através da Regional de Saúde do Cariri e da Secretaria da Saúde do Estado, o Ministério Público foi acionado para reforçar a cobrança pela vacina.
Ele destacou ainda o esforço de todos os profissionais de saúde no combate à Covid-19, inclusive com a realização de mais dois mutirões para aplicar as segundas doses da AstraZeneca.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Várzea Alegre, com informações do Vacinômetro da Prefeitura, já foram vacinadas 30.397 pessoas com a D1, 18.345 com a D2 e 459 pessoas com a dose de reforço.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira